A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) concedeu novos votos de congratulações ao vinho Syrah produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Desta vez, a iniciativa partiu do deputado estadual, Coronel Henrique. O motivo da menção é a medalha de ouro conquistada pelo vinho da Epamig no Brazil Wine Challenge de 2020. O concurso possui a chancela da Organização Internacional do Vinho e da Vinha (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).

Esta foi a primeira participação da Epamig em concursos de qualidade de vinho. A bebida premiada foi produzida com uvas colhidas em 2018. O produto foi engarrafado no segundo semestre de 2019.

De acordo com o pesquisador da Epamig, Frederico Câmara, o vinho medalhista apresenta coloração vermelho rubi, é límpido, brilhante, frutado e com notas de especiarias e leve couro. Na boca, é um vinho macio, com boa estrutura, taninos maduros, acidez agradável, bom corpo e potencial para envelhecimento.

A 10ª edição Brazil Wine Challenge, de 2020, recebeu 774 amostras enviadas por vinícolas de 16 países. A avaliação dos vinhos foi feita às cegas por uma comissão composta por 57 degustadores de diferentes regiões do Brasil, Bolívia, Chile, França e Itália.

Vinhos Syrah Gran Reserva

A Epamig está decidida a lançar novos produtos no mercado de vinhos brasileiros e a conquistar outros prêmios nacionais e internacionais. No município de Caldas, no Sul de Minas, a empresa começou a produzir vinhos Syrah da categoria Gran Reserva, linha inédita de produtos.

A decisão foi tomada após a equipe de pesquisadores em vitivinicultura constatar que a safra de uvas colhidas em agosto de 2021 possuía características e qualidades superiores para originar vinhos mais elaborados.

De acordo com a legislação brasileira, para ser enquadrado na categoria Gran Reserva o vinho precisa envelhecer por, pelo menos, 18 meses. Nesse período, é obrigatória a utilização de recipientes de madeira por, no mínimo, seis meses antes de engarrafar e comercializar a bebida. Em grande parte das vinícolas brasileiras, os vinhos Gran Reserva são deixados por cerca de doze meses em barricas de madeira.

O enólogo da Epamig e responsável pela elaboração do vinho, Lucas Amaral, destaca que a empresa adquiriu barricas fabricadas com carvalho francês para armazenar a bebida. Por se tratar de um vinho que ficará em contato com a madeira por um longo período de tempo, Lucas enfatiza que o produto final será mais encorpado.

“A Epamig adquiriu barricas francesas de tosta média. Na vinificação, optamos por fazer um vinho mais pesado para que ele fique mais arredondado mediante o contato com a barrica e, depois de engarrafado, suporte mais tempo nas adegas dos consumidores. Então, além de produzir um Gran Reserva, vamos lançar no mercado um vinho com maior potencial de guarda”, explica o enólogo.

Epamig pioneira

O início da produção de vinhos finos no Sudeste brasileiro foi possível graças aos trabalhos da Epamig. Há cerca de 20 anos, no município de Caldas, o Núcleo Tecnológico de Uva e Vinho da Epamig implantou a tecnologia da dupla poda. Hoje, é possível colher na região uvas sadias, de maturação plena, com mais aroma e concentração de cor, o que contribui para o incremento da qualidade de vinhos apreciados dentro e fora do país.

A dupla poda consiste na inversão do ciclo produtivo da videira, que altera para o inverno o período de colheita das uvas destinadas à produção de vinhos. O método consiste, ainda, na realização de duas podas, uma de formação dos ramos no mês de agosto, e outra de produção no mês de janeiro.

Comercialização

O vinho Syrah Epamig é comercializado nos Empórios Epamig em Belo Horizonte e Juiz Fora, e no Campo Experimental da Epamig em Caldas. Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Negócios Agropecuários pelo número (WhatsApp) (31) 99564-0855.

 

 

Bruno Guimarães - Ascom/Epamig

Foto: Epamig/Divulgação