Moradores da comunidade rural de Celso Bueno, a aproximadamente 30 quilômetros de Monte Carmelo, na região do Alto Paranaíba, estão comemorando os resultados do curso de Recuperação e Proteção de Nascentes, do Senar Minas.

 Moradores veem nascente dobrar a vazão após curso do Senar

Integrantes de 12 famílias fizeram o curso, que foi realizado através de parceria do Senar com o Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo. Na região, apenas uma nascente abastece as famílias e ainda ajuda na irrigação de lavouras de café.

Moradores veem nascente dobrar a vazão após curso do Senar

Mas, nos últimos anos, os moradores passaram aperto no período da seca. “A nascente praticamente secou, tivemos que improvisar uma bomba para fazer a água chegar até as caixas”, releva o morador José Roberto Gonzaga.

O curso é realizado durante três dias. No primeiro, os participantes têm aulas teóricas, onde aprendem definições de nascentes, ciclo da água, e ainda sobre legislação ambiental. Após isso, vão até a nascente e fazem um diagnóstico da situação encontrada. Aí é hora de “colocar a mão na massa”.

“Fazemos a limpeza da nascente e todo seu entorno, construímos um solo de cimento e instalamos canos por onde passará a água. Depois fazemos proteções com pedras para os olhos d’água. Finalmente, a área da nascente é delimitada, respeitando as leis ambientais”, detalha a engenheira ambiental e instrutora do curso, Gracielle Sales.

Edson Fernandes foi outro participante do curso, e diz que não esperava ver os resultados do trabalho realizado tão rapidamente. “Aumentou bastante a quantidade de água, a vazão dobrou. A nascente está recuperada, agora é só preservar. Teremos água de qualidade para todos os moradores”, conta, empolgado.