As principais raças leiteiras estarão presentes na 14ª Megaleite (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite), de 28 de junho a 1º de julho, no Parque da Gameleira, em BH. A abertura oficial terá a presença de autoridades políticas e criadores brasileiros e de outros países. Durante a solenidade será entregue o Mérito Girolando ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi, ao senador Ronaldo Caiado, à editora-chefe da revista Leite Integral/site Bebamaisleite, Flávia Fontes, e os criadores João Dário Ribeiro, Cleiton Gonzaga e Marcos Cortelete.

Para o diretor secretário da FAEMG e presidente da Comissão Nacional da Bovinocultura de Leite da CNA e da Câmara Setorial de Leite e Derivados do MAPA, Rodrigo Alvim, a Megaleite é uma grande oportunidade para se conhecer a evolução genética dos animais: “As oito raças leiteiras mais importantes no Brasil estão na exposição: girolando, gir leiteiro, holandês, jersey, pardo-suíço, indubrasil, guzerá leiteiro e sindi, o que demonstra a importância do evento para este segmento da pecuária”.

Durante a exposição serão realizados o 28º Torneio Leiteiro Nacional de Girolando, a 28ª Exposição Nacional de Girolando. Também terão leilões, feira de negócios, espaço kids (fazendinha), fóruns de debates, palestras e o lançamento oficial do “Clarifide Girolando” (Projeto Genoma da raça). Para a programação completa acesse: www.megaleite.girolando.com.br