Será comemorado nesta quinta-feira, 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, tem por objetivo gerar reflexão sobre a inclusão e a contribuição dos jovens na sociedade e no futuro do planeta. A Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que sempre teve em pauta ações direcionadas a essa parcela da população rural, não vai passar em branco um dia tão especial.

Para tanto, a empresa vai promover um webinar com o tema “Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar”, que será transmitido no seu canal do Youtube, às 15 horas, desta quinta-feira. O debate vai contar com os seguintes participantes: o coordenador Técnico Estadual da Emater-MG, Argileu Martins, e os professores Darlan Kroth e Valdecir José Zonin da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), no Rio Grande do Sul. O Diretor Técnico da Emater-MG Feliciano Nogueira de Oliveira fará a abertura do evento.

Desde os primórdios da sua fundação, ainda com o nome de Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), a Emater-MG se preocupa com a juventude rural e busca trabalhar com políticas públicas voltadas exclusivamente para os jovens. A criação do Clube 4-S (Saber, Sentir, Saúde, Servir) no município mineiro de Rio Pomba, em 1952, foi o primeiro instrumento extensionista para trabalhar a juventude rural. Ele agrupava os jovens rurais de ambos os sexos para desenvolver atividades sociais e obter conhecimentos agropastoris e de economia doméstica.

Sucessão rural

Acompanhando a dinâmica da sociedade, as inovações tecnológicas e de comunicação, a partir dos anos 1990, a Emater de Minas Gerais criou uma nova proposta de trabalho com a juventude rural: o Projeto Transformar. O objetivo sempre foi promover a formação crítica, cidadã e profissional desses jovens, habilitando-os para a implementação de projetos produtivos com geração de ocupação e renda. Este projeto foi desenvolvido em toda Minas Gerais.

Em 2016 este trabalho se consolidou com a Agenda Estratégica Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar. Diante dos desafios que os jovens ainda enfrentam de autonomia econômica e financeira e de participação social, a Emater–MG foca em ações voltadas para a superação desses desafios.

A lista de atuação da empresa vai desde capacitações e articulações para inserção dos jovens rurais nas políticas públicas; promoção de intercâmbio, com a realização de encontros regionais; implantação de projetos produtivos; debates sobre o uso das redes sociais e aplicativos como instrumento de gestão das propriedades rurais. Um dos exemplos é o atendimento a 2.649 jovens rurais nos projetos em parceria com Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), em 2020, apesar da situação atípica com a pandemia da covid 19.

Segundo a coordenadora estadual de Metodologia de Extensão Rural e gestora da Agenda Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar, Maria Helena Silva, o trabalho da Emater-MG com a juventude rural propõe contribuir para o processo de sucessão rural, com a permanência dos jovens no campo. Segundo a técnica, por isso a Emater-MG sempre busca a inserção do público juvenil nas políticas públicas da agricultura.

“A questão da sucessão rural passa pela necessidade de políticas públicas que atendam aos jovens em seu espaço, tais como: políticas de acesso à terra, educação do campo, geração de ocupação e renda, lazer, internet. Ou seja, tem que se criar fatores de atração no campo para estes jovens. O que os jovens querem é ter a decisão, ter a opção de permanecer no campo com as mesmas condições favoráveis de acesso a bens e serviços que se tem no espaço urbano”, explica.

A fala da coordenadora da Emater-MG faz sentido, pois o último Censo Agropecuário, realizado pelo IBGE em 2017, mostra que os idosos estão tomando o lugar dos jovens no campo. Os produtores rurais com 65 anos ou mais somam 23,2% do total. No Censo anterior, de 2006, essa participação era de 17,5%. A saída de jovens para centros urbanos pode ser claramente percebida na pesquisa. Os jovens entre 25 e 35 anos, que representavam, em 2006, 13,6% dos produtores rurais, agora somam apenas 9,3%, o que indica a redução da força de trabalho mais jovem nas propriedades rurais.

 

Evento: Webinar

Local: Canal da Emater-MG no Youtube

Data: 12/08, quinta-feira, 15 horas

Tema: Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar

Abertura: Diretor Técnico da Emater-MG Feliciando Nogueira de Oliveira

Participantes: Argileu Martins (Coordenador Técnico Estadual da Emater – MG)

Prof. Darlan Kroth (Universidade Federal da Fronteira do Sul – Chapecó/RS)

Prof. Valdecir José Zonin (Universidade Federal da Fronteira do Sul – Erechim/RS).

 

 

Terezinha Leite - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG