O crescimento da produção de mel e derivados em Minas Gerais desperta o interesse de apicultores e comerciantes sobre normas sanitárias e políticas públicas desenvolvidas para o setor. Atento a esse cenário, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), lançou a campanha “É legal? Então é seguro!”. A iniciativa da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal e do Núcleo de Educação Sanitária busca valorizar os produtos nos âmbitos da segurança alimentar e da responsabilidade socioeconômica, considerando as relações culturais e históricas que impactam agroindústrias e famílias produtoras do estado.

A campanha de conscientização faz parte de ações educativas que estimulam a regularização dos estabelecimentos e o consumo exclusivo de produtos registrados, uma medida que evita infrações e incentiva o aprimoramento da qualidade dos processos de produção.

O gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal do IMA, André Duch, relaciona a campanha às atividades de educação sanitária que, na sua avaliação, é uma excelente ferramenta para conscientizar produtores e consumidores. “Por meio dessa iniciativa, é possível melhorar as condições de produção e consumo de forma inclusiva, levando conhecimento a todos os envolvidos da cadeia produtiva. O mel e os outros produtos derivados das abelhas são economicamente importantes para agricultores familiares, que geram emprego e renda local e, por esse motivo, têm sido associados ao desenvolvimento das regiões produtivas tradicionais”, aponta.

O registro da agroindústria é o primeiro passo para conquistar o mercado e expandir as vendas, já que a informalidade prejudica estabelecimentos legalizados e a qualidade dos produtos. “Percebo que cada vez mais os envolvidos nos elos da cadeia produtiva estão conscientizados para adotarem melhores escolhas no momento da produção, da pesquisa, da fiscalização ou da compra e consumo do alimento”, ressalta Duch, chamando a atenção para as doenças transmitidas por alimentos (DTAs), enfermidades muitas vezes desprovidas de sintomas específicos.

“O papel da inspeção é zelar pela saúde do consumidor e isso passa por uma cadeia produtiva estruturada e habilitada sanitariamente para a oferta de produtos seguros. A inspeção é fundamental para verificar a qualidade dos alimentos, pois reduz as chances de surtos de doenças alimentares”, alerta o gerente.

IMA lança campanha de regularização do mel e derivados

 
Educação Sanitária

A coordenadora do Núcleo de Educação Sanitária do IMA, Ana Cristina Paiva, acredita que essa edição da campanha “É legal? Então é seguro!”, direcionada inicialmente para mel e derivados, estimule a adesão de outros produtos de origem animal e impulsione os registros das agroindústrias.

“Iniciativas como essa destacam a importância do registro no IMA, alertando o consumidor a comprar produtos inspecionados. O trabalho da inspeção é de grande importância para o consumidor que necessita de informações corretas e em linguagem simples para fazer escolhas adequadas sobre sua alimentação. E a educação sanitária é responsável por traduzir essa linguagem técnica para que o consumidor receba o conhecimento e mude sua atitude”, argumenta.

Registro

Para manter o controle sanitário, responsáveis pelos estabelecimentos que industrializam, processam e manipulam os itens para comercialização em Minas podem solicitar o registro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI!). Consulte AQUI os procedimentos.

 

 

Rodolpho Sélos - Ascom/IMA 

Imagem: Pixabay

Card: IMA/Divulgação