Representantes da FAEMG participaram de reuniões regionais sobre o fornecimento de energia elétrica no meio rural. Após encontrarem-se com produtores e membros de Sindicatos Rurais em Santa Maria de Itabira e Araxá, a coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG, Aline Veloso e o advogado da Assessoria Jurídica, Yury Sampaio, levaram as principais demandas para a reunião do Conselho de Consumidores da CEMIG, realizada no início da semana, em Unaí.

FAEMG apresenta demandas rurais à CEMIG


Os principais problemas apresentados pelos consumidores de áreas rurais da região foram a queda da tensão no período noturno (quando o produtor poderia se beneficiar com preço da energia com desconto – “tarifa noturna”), a frequente interrupção no fornecimento e tempo de restabelecimento muito longo (às vezes, leva-se dias para restabelecimento da energia), e a necessidade de atendimento preferencial para o setor rural, evitando perdas produtivas.

Além de informar sobre a atuação da distribuidora na região, das ações que foram feitas e volumes de recursos investidos pela equipe na região, a CEMIG informou que elaborou e apresentou à ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – um plano de obras e ações para atuação em Minas Gerais, em 2017 e 2018, visando sanar os problemas enfrentados na rede e melhorias.

Segundo Aline Veloso, as principais ações demandadas para a região estão previstas nesse documento: “Acompanharemos o plano assim que for apresentado em sua totalidade para o Conselho de Consumidores. Cada vez mais o setor rural é mecanizado e faz uso intensivo de tecnologia, sendo eletrodependente. E, em Minas Gerais, dada nossa diversidade produtiva e investimentos tecnológicos, especialmente nos últimos anos, o produtor necessita de energia elétrica com qualidade e capacidade suficiente para atender suas demandas”.

Diálogo

Para o advogado da FAEMG, Yury Sampaio, esses encontros regionais são de grande importância para que a CEMIG ouça diretamente do produtor todos os problemas que vem enfrentando. E é oportunidade também para que o produtor receba da empresa informações sobre o que está sendo feito para levar ao campo energia de qualidade para que ele possa continuar a tocar seu empreendimento: “Ele leva seu pleito e recebe esse retorno que lhe dá uma percepção real de tudo que está acontecendo sobre o serviço pelo qual está pagando”.

 

Fonte: Faemg