A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), promove no próximo dia 6 de julho, às 16h, o dia de campo virtual “Técnicas de manejo e irrigação para economia de água na bananeira e no mamoeiro”. O evento, que será transmitido ao vivo pelo canal oficial da empresa no YouTube, contará com sete estações para a apresentação de técnicas de irrigação com déficit hídrico.

“O sistema de irrigação mais utilizado, tradicionalmente, para as culturas da bananeira e do mamoeiro é a microaspersão. No entanto, nos últimos anos, o sistema de irrigação por gotejamento tem sido difundido e utilizado, também nessas fruteiras, justamente pela aplicação das técnicas de irrigação com déficit controlado e de secamento parcial das raízes, que serão demonstradas neste Dia de Campo Virtual”, informa o pesquisador da Epamig João Batista Ribeiro da Silva Reis.

O pesquisador, que será um dos palestrantes da estação sobre “Produtividade, eficiência do uso de água e qualidade de frutos da bananeira”, explica que “a cultura é exigente em água, principalmente, em períodos de baixa precipitação com temperaturas e evaporações elevadas. No entanto, as plantas apresentam crescimento rápido e requerem, para seu desenvolvimento e produção, quantidades adequadas de água”. E acrescenta: “A maior demanda hídrica das plantas acontece nas fases de floração e de desenvolvimento inicial dos frutos”.

No que diz respeito à cultura do mamão, o professor e pesquisador do Instituto Federal do Pará (IFPA) Dionei Lima dos Santos afirma que, apesar de ser muito exigente em água, o mamoeiro não tolera o excesso de umidade no solo. “A necessidade hídrica do mamoeiro varia de acordo com a fase do desenvolvimento vegetativo e reprodutivo. Durante o crescimento vegetativo, a planta é menos exigente em água do que na fase de floração/frutificação, na qual a demanda hídrica é bem mais significativa”, conclui.

O Dia de Campo é direcionado aos produtores rurais, técnicos agropecuários, professores, pesquisadores e alunos de graduação em curso relativos ao setor agrário. Após as apresentações, haverá um espaço para o atendimento às perguntas feitas pelo chat com a participação de todos os palestrantes.

O acesso é gratuito e não são necessárias inscrições prévias. Mais informações pelo e-mail: kellson@epamig.br.

Serviço:

Dia de Campo Virtual: Técnicas de manejo e irrigação para economia de água na bananeira e no mamoeiro

Data: 6 de julho (terça-feira)

Horário: 16 horas

Transmissão: https://bit.ly/3x2HM5l

 

 

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig