Já está no ar o novo website do Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), ligado à Epamig, instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O objetivo é unificar os acessos aos conteúdos gerados e atender a alunos, professores e comunidade em geral, com informações sobre cursos, história e conteúdos acadêmicos.

“Neste primeiro momento, a página dedica-se à divulgação de cursos e facilitação de contatos. Muito mais virá. Os interessados encontrarão dados sobre os cursos oferecidos ou previstos. Dessa forma, além de matricular-se eletronicamente, o candidato poderá registrar seu interesse pelos cursos divulgados e ser contatado quando do oferecimento”, informa o coordenador pedagógico da Epamig, Frederico Passos.

As atividades de Educação à Distância (EaD) estarão concentradas no site. “Via página é possível acessar facilmente Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), onde o estudante terá acesso a todas as disciplinas e cursos nos quais ele está matriculado. Além disso, outras ferramentas serão incluídas, entre elas o Sistema Acadêmico”, garante Frederico. A história do Instituto, sediado em Pitangui (MG) e fundado em 1990, também está contemplada. No item especial ‘Ex-aluno’, há a relação de ex-alunos do ITAC, desde a sua primeira turma e depoimentos.

Curso Superior

No último mês de julho, as Unidades de Ensino da Epamig foram autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação a oferecer cursos superiores. As propostas apresentadas à Secretaria de Estado de Educação contemplam o curso de Tecnologia em Agropecuária de Precisão a ser ofertado pela Epamig/ITAC e o curso de Tecnologia em Laticínios pela Epamig/ Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, já a partir do próximo ano.

O Curso Superior Tecnologia em Agropecuária de Precisão será o primeiro com este título no Brasil e tem como objetivo formar um profissional que alie os conceitos básicos da agropecuária e às técnicas da agropecuária de precisão. “Os cursos de tecnologia são mais aplicados, mais curtos e permitem a continuidade dos estudos, para aqueles que assim desejam. Também são os que mais se identificam com a proposta pedagógica pretendida”, aponta Frederico Passos, que acrescenta que os cursos serão gratuitos e receberão aporte financeiro específico do governo estadual.

A expectativa é de que os editais de seleção para os novos cursos sejam publicados ainda em 2021 e que haja a utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

 

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig