A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) marca presença na realização da 88ª Expozebu, que será realizada a partir desta semana em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Para a Feira de Gastronomia & Alimentos de Minas, que vai reunir especialidades culinárias de todo o Estado, a Emater-MG mobilizou 38 agricultores familiares.

A abertura da feira será no dia 28 de abril (sexta-feira), às 20h. Os visitantes poderão degustar e comprar café, queijos artesanais (maturado e fresco), mel, doces diversos, cachaça, rapadura, farinha de mandioca, derivados da carne suína (pururuca, torresmo e carne na lata), carnes bovinas e de aves, geléias de frutas e quitandas. Também estarão à venda peças de artesanato das diversas regiões de Minas. A Feira de Gastronomia terá mais de 100 estandes e funcionará até o dia 3 de maio, no salão multiuso do Parque de Exposições Fernando Costa.

Desenvolvimento econômico

De acordo com o gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Rezende, o evento tem como objetivos fomentar e valorizar as cadeias produtivas da gastronomia e do artesanato em Minas Gerais. "São setores estratégicos para o desenvolvimento econômico, com grande alcance social em geração de emprego e renda. Com a feira, valorizamos as tradições locais e regionais, enaltecendo a identidade do Estado como incentivador da cultura e garantidor de alimentos com valor agregado e de altíssima qualidade. Além disso, são geradas novas oportunidades de negócios para os expositores e troca de saberes", afirma.

Durante a 88ª Expozebu, o Governo de Minas terá um estande, montado em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). No local, técnicos da Emater-MG, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Empresa de Pesquisas Agropecuárias (Epamig) estarão à disposição do público para sanar dúvidas sobre diversos temas da produção agropecuária.

Diego Rezende informa ainda que, nos dias 3 e 4 de maio, na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery, a Emater-MG e diversos parceiros irão promover um Dia de Campo que abordará os seguintes temas: Recuperação de pastagens; Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) e programas de qualidade da carne.

Leilões

A programação da 88ª Expozebu ainda conta com 35 leilões oficializados, três shoppings de animais, 12 julgamentos de raças, dois campeonatos especiais de matriz modelo e matriz frigorífica. Também serão realizados um concurso leiteiro, mostras culturais, eventos técnicos e visitas a fazendas.

A maior feira de gado zebu do país e uma das maiores do mundo deve atrair a Uberaba, um público superior a 400 mil pessoas. A abertura oficial está prevista para o dia 29 de abril (sábado), às 10h, com a presença de diversas autoridades. A expectativa é que o evento, realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), movimente mais de R$ 350 milhões em negócios. Mais de 2,2 mil animais foram inscritos para a edição 2023 da feira. São exemplares das raças Brahman, Gir Dupla Aptidão, Gir Leiteiro, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocho, Nelore Pintado, Sindi, Tabapuã e Girolando. Mais notícias e a programação completa estão disponíveis no site www.expozebu.com.br.

 

 

Miriam Fernandes - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG