A Emater-MG e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), instituições vinculadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), se classificaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, no prêmio Melhores do Agronegócio 2021, concedido pela revista Globo Rural e Editora Globo, na categoria Serviços Agropecuários.

O ranking foi divulgado no 17º Anuário do Agronegócio da revista Globo Rural (Editora Globo), com base em dados coletados pela Serasa Experian relativos ao ano de 2020. No total, a publicação apresentou as dez melhores empresas brasileiras de prestação de serviços agropecuários. Entre elas, a Emater ficou com primeira colocação. A Epamig ficou em segundo lugar, sendo a empresa de pesquisa mais bem colocada.

A secretária de Agricultura, Ana Valentini, comemorou os resultados. “Isso é motivo de muita satisfação para a Seapa. Temos trabalhado muito no sentido de buscar a eficiência nos gastos públicos e essa colocação das vinculadas nesse ranking mostra o reconhecimento de um trabalho bem feito. É uma alegria saber que os recursos do povo de Minas Gerais, recolhidos através de impostos, são devolvidos na forma de bons serviços para a população”, avalia.

A Emater

Mais antiga das instituições do sistema estadual da Agricultura, a Emater-MG foi criada em 1948 com o nome de Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), e foi a pioneira na implantação no serviço de extensão rural no país, levando um sistema de educação continuada para produtores rurais e suas famílias. Em 1975, a Acar se transforma na atual empresa de assistência técnica e extensão rural, presente em mais de 90% dos municípios mineiros.

Ao longo dos anos, seu trabalho tem sido determinante para o desenvolvimento rural sustentável, fazendo com que os produtores adotem tecnologias e boas práticas de produção, melhorem a produtividade, superem crises e façam um bom gerenciamento de seus negócios, gerando emprego e renda no meio rural. Por meio de lei estadual, a Emater-MG é reconhecida como empresa de relevante interesse social e econômico para Minas Gerais.

Epamig

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) foi criada 1974. É a principal agência de pesquisa agropecuária do estado e a única organizada como empresa pública. Atualmente, conta com dez programas estaduais de pesquisas, desenvolvidos em 5 unidades regionais, 22 campos experimentais, 2 institutos de ensino e a sede espalhados pelo território mineiro. Em seus 47 anos de trabalho, a Epamig tem sido responsável por tecnologias e inovações que garantem a produtividade, qualidade e ampliação da produção de alimentos de Minas, com foco na sustentabilidade.

Entre eles estão as pesquisas em cafeicultura que renderam variedades resistentes às pragas e doenças e alta qualidade de bebida que hoje angariam prêmios; o desenvolvimento de novas variedades de arroz, feijão e soja; as pesquisas em lácteos, dentre outros trabalhos. Além disso, a Epamig é responsável pelo desenvolvimento e fortalecimento de novas cadeias produtivas da olivicultura, tendo extraído o primeiro azeite extravirgem brasileiro, e da cadeia da vitivinicultura. A empresa também atuou na consolidação do polo de produção de banana no Norte do estado e na disponibilização de alternativas forrageiras, como a palma-forrageira.

Análise das empresas

Para fazer o ranking, a equipe do Anuário considerou quesitos como as demonstrações contábeis das empresas analisadas, índices responsáveis por 70% das notas atribuídas. Além das análises econômicas e financeiras, a classificação geral também levou em consideração a responsabilidade socioambiental das companhias, critério que compôs 30% da nota final.

As empresas são classificadas segundo sua atividade principal. Em 2021 foram mais de 20 segmentos analisados: Alimentos e Bebidas; Atacado e Varejo; Aves e Suínos; Bioenergia; Comércio Exterior; Cooperativas; Defensivos Agrícolas; Fertilizantes; Frutas, Flores e Hortaliças; Indústria de Café; Indústria de Carne; Indústria de Soja e Óleos; Laticínios; Máquinas e Equipamentos Agropecuários; Massas e Farinhas; Nutrição Animal; Papel, Celulose e Reflorestamento; Produção Agropecuária; Saúde Animal; Sementes; Orgânicos; Pescados e Serviços Agropecuários.

 

Márcia França - Ascom/Seapa

Ilustração: Divulgação/Seapa