A Emater-MG foi a empresa vencedora do prêmio Melhores do Agronegócio 2021, concedido pela revista Globo Rural e Editora Globo, na categoria Serviços Agropecuários. A premiação é feita com base em dados coletados pela Serasa Experian relativos ao exercício de 2020. São avaliadas empresas por desempenho e gestão e listadas as maiores em mais de 20 segmentos do agronegócio – com cortes por região, estado e indicadores financeiros.

A avaliação também traz as melhores em cada ramo, com base em critérios técnicos de avaliação de resultados e aspectos sobre responsabilidade socioambiental. Em 2020, a Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), conquistou o segundo lugar, também na categoria Serviços Agropecuários.

A cerimônia de premiação será virtual e com transmissão ao vivo por todas as plataformas digitais da Globo Rural, no dia 30 de novembro, às 19 horas. No evento, será lançada a 17ª edição do Anuário do Agronegócio 2021, publicação distribuída a todo o país com os rankings das melhores e maiores empresas ligadas à agropecuária brasileira, bem como reportagens especiais com os vencedores do prêmio Melhores do Agronegócio 2021.

O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, destacou o reconhecimento obtido pela empresa, que completa 73 anos em dezembro de 2021. “Hoje a Emater atua em 805 municípios mineiros, sempre em parceria com as prefeituras municipais, promovendo assistência técnica e extensão rural qualificadas. A empresa trabalha usando sua metodologia participativa, numa construção coletiva com os produtores rurais e todos os demais parceiros que atuam no setor”, afirma o presidente.

Análise das empresas

A análise das empresas atuantes no setor do agronegócio é feita com base nos questionários e nas demonstrações contábeis enviados à Serasa Experian, como também nas demonstrações contábeis divulgadas no mercado.

As empresas são classificadas segundo sua atividade principal. Em 2021 foram mais de 20 segmentos analisados: Alimentos e Bebidas; Atacado e Varejo; Aves e Suínos; Bioenergia; Comércio Exterior; Cooperativas; Defensivos Agrícolas; Fertilizantes; Frutas, Flores e Hortaliças; Indústria de Café; Indústria de Carne; Indústria de Soja e Óleos; Laticínios; Máquinas e Equipamentos Agropecuários; Massas e Farinhas; Nutrição Animal; Papel, Celulose e Reflorestamento; Produção Agropecuária; Saúde Animal; Sementes; Orgânicos; Pescados e Serviços Agropecuários.

A análise com base nos índices financeiros tem peso de 70% na nota final, e o índice de responsabilidade Socioambiental, de 30% .

 

 

Marcelo Varella - Ascom/Emater-MG

Arte: Globo Rural