O município de Guarani, na Zona da Mata mineira, vai realizar no período de 10/05 a 13/05, a 1ª Expo Guarani Rankeada Girolando, no Parque de Exposições Wilson Alves de Carvalho. O evento, organizado pelos produtores de leite e criadores de girolando de Guarani, tem o apoio da prefeitura municipal e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), responsável pelo atendimento técnico à maioria dos agricultores familiares de Guarani.

A empresa pública estadual de extensão rural vai coordenar, ao lado da Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, as feiras Pró-Genética e Pró-Fêmeas. As feiras serão realizadas durante a exposição, no dia 12/05, entre 7 e 17h.

“A iniciativa faz parte do programa estadual Minas Pecuária, cujo objetivo é promover a comercialização de animais geneticamente superiores para gerar renda e melhoria na produtividade dos rebanhos leiteiros, no Estado”, explica o coordenador regional da Emater-MG de Cataguases, Marco Aurélio Salgado. Ele confirma que o trabalho será feito em convênio com os criadores da raça leiteira girolando.

A exposição por sua vez pretende fomentar a produção de leite e destacar os benefícios da atividade para o município e região, tais como a geração de empregos diretos e indiretos e o aumento de receitas para a Zona da Mata.

O evento é uma etapa do Circuito Milk Fest, que também acontece nos municípios de Juiz de Fora, Leopoldina e Muriaé, e em Natividade, no estado do Rio de Janeiro. O circuito gera pontuações para o ranking nacional do girolando que se encerra na Megaleite, feira de pecuária leiteira, que este ano acontecerá em Belo Horizonte, no período de 28/06 a 01/07.

Rebanho leiteiro recordista

De acordo Marco Aurélio, o município de Guarani sempre se destacou historicamente, no cenário nacional da raça girolando, sendo berço de duas vacas recordistas mundiais na produção de leite. “Os recordes foram obtidos, na Megaleite 2012, pelas fêmeas Botique e Demasia, que respectivamente atingiram a produção de 86 e 82 quilos de leite diários”, ressalta.

Além disso, segundo o profissional da Emater-MG, o muncípio também conta com diversos touros girolando que fornencem sêmen para centrais de inseminação. “São exemplos desta excelência, os touros Imperador e Alado, cujos sêmens são bem valorizados nas distribuidoras”, informa. Os bovinos girolandos de Guarani também participam do teste de progênie da raça, coordenado pela Embrapa Gado de Leite.

De acordo dados do escritório local da Emater-MG de Guarani, existem no município 7.800 vacas ordenhadas, com produção média diária de 10,92 litros. “Essa média é superior a obtida em todo o estado, o que evidencia o alto padrão genético do gado daqui”, afirma Marco Aurélio Salgado. Segundo o coordenador, a empresa atende no município, cerca de 350 produtores de leite, sendo a maioria formada de agricultores familiares, cuja renda bruta anual está abaixo de R$ 360 mil, o que reforça a importância da atividade leiteira, na economia rural do lugar.