A campanha municipal de análise de solo, em Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes, é realizada há 16 anos. O objetivo é orientar os produtores rurais sobre a importância do procedimento para o sucesso da atividade rural. Com início no mês de abril, a campanha segue até o dia 30 de junho.
A iniciativa é da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da Emater-MG, em parceria com a prefeitura, Câmara Municipal, Associação Rural e Comunitária de Coronel Xavier Chaves (Arcel) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
A análise de solo é o principal instrumento de avaliação da fertilidade química e física do solo, sendo necessário orientação especializada sobre os procedimentos. Para participar da campanha, os interessados podem procurar o escritório da Emater-MG. A empresa orienta o processo de coleta e envio da amostra ao laboratório, sendo o produtor responsável por pagar o valor da análise.
Após o resultado, a Emater-MG faz as recomendações de correção de solo e, caso seja necessário, orienta os agricultores sobre a adubação. A Emater-MG e a prefeitura também orientam e mobilizam os produtores por meio de reuniões e materiais didáticos.
A campanha tem sido importante no desenvolvimento do setor rural de Coronel Xavier Chaves. A partir dessa conscientização, muitos produtores repetem o processo periodicamente para diferentes áreas de suas propriedades. “Trabalhamos, por safra, com cerca de 50 produtores, com uma média de duas amostras de solo por produtor. Esse número tem crescido ao longo dos anos”, diz o extensionista da Emater-MG, Leonardo Ferreira.
Segundo Ferreira, o aumento de produtividade das lavouras de milho do município está ligado ao uso de técnicas corretas, como a análise de solo, correção e adubações de plantio. "Nos últimos 10 anos, tivemos um crescimento na ordem de 33% na produtividade por hectare de milho para silagem”, ressalta o extensionista da Emater-MG, Leonardo Ferreira.
Jornalista responsável: Sebastião Avelar/Ascom - Emater-MG
Foto: Divulgação/Emater-MG