O diretor da ABCZ Rivaldo Machado Borges Júnior, responsável pelo Pró-Genética, se reuniu em Belo Horizonte com o presidente da Emater-MG, Glenio Martins de Lima Mariano, e gerentes de 33 regionais extensionistas. Durante o encontro, foi definida meta audaciosa para o programa em Minas Gerais: realizar 102 feiras em 2017, um volume 150% maior do que o do ano passado.

“É um compromisso muito importante e que vai contribuir para o avanço da pecuária brasileira. Um número maior de pequenos produtores terá acesso à tecnologia do touro melhorador e, ao mesmo tempo, vamos fomentar o mercado de touros PO, estimulando esse canal de vendas para o associado da ABCZ”, comenta Rivaldo Machado.

Para o diretor, o próximo passo é preparar o corpo gestor e técnico do Pró-Genética para o cumprimento da meta, que vai exigir ainda mais envolvimento de toda a equipe na busca por parcerias e no estímulo de participação de compradores e vendedores.

Durante as 102 feiras previstas para 2017, a expectativa é comercializar 1.600 touros de todas as raças zebuínas. “Sem dúvida, é uma ação que representa nossa bandeira de promover uma pecuária lucrativa e eficiente para todas as classes de produtores”, comemora o presidente da ABCZ Arnaldo Manuel Machado Borges.

O presidente da Emater-MG Glenio Martins definiu a meta como ousada e recorde, garantindo que todos os 33 escritórios da empresa estarão empenhados para o cumprimento. “A Emater acredita que o melhoramento genético é um dos elementos importantes para aumento da renda da atividade pecuária. E o Pro-Genética nos possibilita não só levar essa tecnologia, como também outras atividades como palestras informativas sobre temas importantes e, assim, as feiras representam um pacote de serviços e produtos para o fortalecimento de médios e pequenos produtores”, afirma.

Também participaram da reunião: Lauro Fraga, gerente do Pró-Genética, a técnica da ABCZ, Fernanda Albuquerque, o diretor técnico da Emater-MG João d'Angelis, o gerente regional – Uberaba, Gustavo Laterza, e os representantes dos demais 32 escritórios extensionistas do estado.

Pró-genética. O programa foi criado em Minas Gerais em 2006 em parceria com a SEAPA-MG, EMATER, EPAMIG e IMA com intuito de promover o acesso à genética de qualidade por pequenos e médios produtores rurais. Com o tempo, o Pró-Genética se espalhou por 17 estados. Ao todo, já foram comercializados. aproximadamente 15 mil reprodutores zebuínos puros e registrados.