A 17ª edição do evento, maior do Agronegócio do Centro-Oeste do Brasil, teve início ontem, na cidade de Rio Verde-Goiás. A abertura foi realizada oficialmente às 10h30, pelo presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Antônio Chavaglia, com a presença do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, do ex-ministro da Agricultura Alyson Paulinelli,dos senadores por Goiás, Ronaldo Caiado e Lúcia Vânia,e do chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, Ricardo Abdennor, representando o presidente da Empresa, Maurício Lopes, entre outras autoridades. A solenidade durou cerca de duas horas.

Logo após a abertura, a Embrapa Soja promoveu o lançamento de duas cultivares novas:a BRS 1074iPRO, desenvolvida junto à Fundação Meridional, e BRS 8170iPRO, parceria com Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA). Prestigiaram o evento: Ronaldo Caiado, Alyson Paulinelli e Antônio Chavaglia, além de diversos políticos, técnicos e produtores locais, que foram conhecer as características das cultivares que devem trazer grandes benefícios à cultura da soja no Centro-Oeste do País. Ao final, os participantes vieram à Casa da Embrapa na TecnoShow Comigo, para um brunch, servido pela Empresa.

O ex-ministro Alyson Paulinelli destacou a importância da Embrapa na construção de um agronegócio forte, capaz de suportar o momento de recessão pelo qual passa o país, sustentando e evitando maiores problemas para a economia. “Não é a primeira vez que a Embrapa se faz presente lançando variedades e mostrando suas evoluções nessa região. Me lembro que foi uma das primeiras regiões onde entrosamos a Embrapa com os produtores, e eu fico muito feliz em ver que ela continua apresentando novas tecnologias. Esta união com a pesquisa é que fará com que o sudoeste goiano atinja os mais altos patamares dentro do agronegócio”, disse o ex-ministro.

À tarde, na Casa da Embrapa, aconteceram as Oficinas de Processamentode Alimentos, com a cozinha experimental da Embrapa Arroz e Feijão, que realizou o minicurso “Delícias com arroz e feijão: cajuzinho, sopa árabe e rocambole de arroz”. No Auditório, foram realizadas duas palestras:“Situação eoportunidades dapiscicultura no Estado deGoiás”, Rolando AlfredoMazzoni Romero – Emater-GO; e “População de plantasem soja”, com Roberto Zito, da Embrapa Soja.

As atividades continuam hoje, com seis palestras e a oficina de processamento de alimentos.