No programa Giro do Boi desta terça-feira, 19, foi ao ar uma entrevista exclusiva com o diretor de marketing da Tortuga DSM, Juliano Sabella, que comentou sobre a necessidade da intensificação na pecuária. De acordo com Sabella, a nutrição mudou nos últimos anos e o gado necessita de um melhor planejamento na alimentação que possa garantir seu desempenho desde o período de cria, uma forma de acelerar produção.

Uma orientação é integra no manejo, as diversas tecnologias disponíveis. “Intensificação é  a palavra chave porque os recursos estão cada vez mais caros e limitados. Não tem mais novas fronteiras, nem novas fazendas e temos que usar o máximo dos recursos que temos.”, ressaltou Juliano.

Atualmente muitos pecuaristas estão iniciando as intensificações no período de cria e recria. Sabella explica que já existem pacotes tecnológicos especiais para cada necessidade. Porém, o produtor deve verificar sua estrutura e quais os objetivos que deseja alcançar. Uma das alternativas possíveis é procurar empresas que possuem técnicos capacitados e que possam identificar a necessidade do produtor na fazenda, ajudando na estratégia lucrativa  alcançando resultados. Na fase de recria por exemplo, utilizar um energético pode resultar em desempenho e custo benefício.

Sabella deixa três dicas para iniciar o projeto de intensificação:

Buscar informações e entender qual a realidade da fazenda;
Identificar quais os objetivos e índices;
Ter um projeto para instalar a tecnologia na fazenda.


Confira na íntegra mais sobre intensificação.

 

Fonte: Giro do Boi