A semana começa com os preços da soja operando com estabilidade na Bolsa de Chicago. Na sessão desta segunda-feira (6), por volta de 8h35 (horário de Brasília), as cotações - na maior parte das principais posições negociadas - subia de 0,50 a 0,75 ponto -, com exceção do novembro/17, que sai da tela nos próximos dias, perdendo 0,75 ponto e sendo negociado a US$ 9,76 por bushel. Já o maio/18, referência para a safra brasileira, tinha US$ 10,06. 

O mercado internacional busca um respiro depois da alta de quase 2% acumulada na última semana, com os investidores realizando lucros e buscando um novo posicionamento. 

Ainda assim, o foco não deixa o clima na América do Sul - com as chuvas ainda irregulares e o plantio no Brasil concluído em pouco mais de 40% da área prevista para a safra 2017/18 - e nem a questão cambial. A recente alta do dólar diante do real tem limitado o avanço dos preços da oleaginosa na CBOT, na medida em que melhora a competitividade do produto brasileiro. 

Nesta segunda, atenção também à atualização dos números dos embarques semanais norte-americanos e ao boletim semanal de acomapanhamento de safras dos EUA, ambos em reportes trazidos ao longo do dia pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estadps Unidos). 

 

Fonte: Notícias Agrícolas