O escritório regional do Senar Minas, em Uberaba, já está funcionando no prédio de dois pavimentos, na avenida principal do Parque de Exposições Fernando Costa, próximo à sede da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e da entrada principal do parque, facilitando o acesso dos produtores. O prédio abriga a sede do escritório regional e também o estande fixo do Senar para exposições.

Senar inaugura sede em Uberaba


A solenidade de inauguração teve a participação dos presidentes do Sistema CNA/Senar, João Martins e do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões. Os dois ressaltaram a importância da maior aproximação entre as instituições que representam o agronegócio. Para João Martins, o setor tem mudado muito nos últimos tempos, tendência que persiste: “Em 10 anos, o agro será bem diferente de hoje, em termos da visão dos produtores, uso de novas tecnologias e de comunicação e, para isto, precisamos de uma CNA, FAEMG e Senar diferentes.”

O presidente do SISTEMA FAEMG disse que a nova sede do Senar estabelece relação definitiva entre o Sistema CNA/FAEMG/Senar/Sindicatos e a ABCZ, e que a localização é um diferencial da nova casa: “O Senar é uma instituição já consolidada e faz um trabalho muito importante, que é a capacitação, o que ajuda no fortalecimento do setor”. O presidente da ABCZ, Arnaldo Borges, disse esperar que a nova sede do Senar seja o ponto de encontro das entidades e dos produtores brasileiros: “É uma parceria que aproxima ainda mais a ABCZ do Sistema CNA”.

A nova sede, na opinião do secretário executivo do Senar Nacional, Daniel Carrara, tem três grandes significados. O primeiro é estar ligado institucionalmente à ABCZ, por ser dentro do Parque Fernando Costa, o que possibilita o crescimento da relação entre as duas instituições. O segundo é o espaço físico mais moderno na área que sedia a maior exposição de zebu do mundo, a Expozebu. O terceiro: “Esta sede representa a nova fase do Senar. Para atender às demandas, precisamos ser mais consistentes, ter estruturas físicas maiores e com mais qualidade.”

Senar inaugura sede em Uberaba


O superintendente do Senar Minas, Antônio do Carmo Neves, ressaltou a facilidade de acesso dos produtores rurais e a intensificação do relacionamento entre o Senar, a ABCZ e os produtores. Para o vice-presidente da FAEMG e diretor da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, “a obra é o símbolo da união do sistema sindical com a ABCZ, o que fortalecerá a parceria entre as entidades”.

Os pavimentos do prédio do Senar homenageiam líderes do agronegócio. O primeiro andar recebeu o nome de Antonio Ernesto de Salvo, que já presidiu a CNA e a FAEMG e foi criador de guzerá. Para o filho do pecuarista, Antonio Pitangui de Salvo, a homenagem é um reconhecimento que vai além da paixão do pai pelo zebu e pelo sistema sindical: “Meu pai foi um agregador e este prédio materializa essa virtude, pois representa a união da ABCZ e da CNA em prol do fortalecimento do agronegócio brasileiro”. O segundo pavimento homenageia o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli. Durante a inauguração os presidentes da CNA, FAEMG e ABCZ assinaram parceria para o programa Pró-Genética.

Mais Uberaba

O presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, participou da 26ª reunião da diretoria executiva da CNA, que teve a apresentação do relatório anual de atividades da Confederação, de 2016. Também foram discutidos o fim da contribuição sindical obrigatória, problemas de segurança no meio rural, Funrural, entre outros temas. Ele participou, ainda, da reunião do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, na sede da ABCZ – que também abordou o Funrural e a contribuição sindical – e da abertura oficial da 83ª Expozebu, com a participação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

 

Fonte: Faemg