Foi lançado este mês uma plataforma que permite a emissão de receitas para uso de defensivos agrícolas e o envio eletrônico desse documento tanto para o usuário como para o estabelecimento comercial. O projeto-piloto é desenvolvido pela Frísia Cooperativa Agroindustrial e acompanhado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

De acordo com os envolvidos, a assinatura digital e a transmissão eletrônica da receita agronômica “favorecem o trabalho do profissional que efetivamente presta assistência ao cooperado, que vai ganhar tempo e segurança com a implantação do sistema”. Nesta primeira etapa o software é disponibilizado via internet para os cooperativados, mas será lançado em forma de aplicativo mobile para todo o Brasil.

 
“Estamos aplicando o conceito de que a receita somente se justifica com a efetiva atuação do profissional que a prescreve. Esse sistema veio para facilitar o bom trabalho da assistência técnica e regular ainda mais o uso de agrotóxicos. É uma inovação para ser seguida não só no Paraná, mas em todo o Brasil”, afirma Adriano Riesemberg, diretor de Defesa Agropecuária da Adapar.

Coordenador Agrícola da Frísia, Angelo Márcio Vieira sustenta que “a assinatura digital será uma ferramenta que permitirá ganho de tempo, pois durante a visita o diagnóstico é feito e a recomendação já pode ser emitida via celular, para que no escritório do agrônomo ou no local de retirada do defensivo, ou ainda no escritório da fazenda, a receita já seja recebida e impressa. Para o cooperado, da mesma forma: evitará deslocamento até o escritório do agrônomo para pegar o receituário, ganhando tempo, principalmente quando a aplicação de defensivos é urgente”.

 

Fonte: AgroLink