A 1º Feira Virtual do Pró-Genética e Pró-Fêmeas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba acontece de 1 a 7 de agosto e será realizada totalmente on-line, devido à pandemia da Covid-19. Produtores interessados em adquirir animais terão acesso a vídeos dos touros e matrizes à venda, com todas as informações técnicas, por meio do site da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no endereço http://www.abcz.org.br/

Na mesma página estarão disponíveis os contatos dos criadores para que cada interessado faça a negociação diretamente com os donos. Será possível, ainda, acessar à feira pelo celular, por meio do aplicativo ABCZ Mobile, disponível na Play Store e na App Store.

Nesta edição, a expectativa dos organizadores é que pelo menos 100 animais sejam colocados à venda e o volume de negociações chegue a R$ 700 mil. Para serem inscritos, todos os touros e matrizes devem estar registrados na ABCZ e seguir normas sanitárias previamente estabelecidas.

Os touros, por exemplo, devem ter até 42 meses de idade, Registro Genealógico Definitivo (RGD), testes negativos para brucelose e tuberculose, além de exame andrológico positivo, o que garante o potencial reprodutivo do animal. Já as matrizes devem ter até 60 meses de idade. As que tiveram mais de 18 meses, precisam ter o RGD. Já as mais novas devem ter o Registro Genealógico de Nascimento.

Além disso, todas as matrizes com mais de 30 meses devem ainda estar com prenhez confirmada ou em lactação e ter testes negativos para brucelose e tuberculose.

Assessor técnico da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e membro da comissão organizadora da feira, Francisco de Souza explica que a expectativa com a realização da feira virtual é positiva. Ele destaca que, diante do novo cenário, o uso das tecnologias digitais irá propiciar um evento interativo e dinâmico.

“É uma proposta inédita e inovadora para continuar atendendo às demandas dos produtores rurais por animais de alto padrão genético. Todos os detalhes do evento foram pensados com objetivo de facilitar o processo de aquisição dos animais Padrão Pró - Genética com toda comodidade, segurança e principalmente, sem a necessidade de sair de casa”, acrescenta Francisco.

Assistência

Os participantes da feira terão à disposição todo conhecimento de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da ABCZ para que todas as dúvidas em relação aos animais sejam sanadas.

O coordenador estadual de bovinocultura da empresa, Nauto Martins, relembra que os pecuaristas interessados em adquirir animais poderão contar com o apoio dos técnicos nos municípios da região “para o esclarecimento de dúvidas relacionadas a forma de participar da feira virtual, sobre a obtenção de crédito junto a agentes financeiros para aquisição dos animais e até mesmo, se for o caso, agendar uma visita aos nossos escritórios para ter acesso à feira virtual".

Será possível, ainda, financiar a compra de animais na feira. Hoje, várias instituições financeiras oferecem linhas de crédito para essa finalidade. No entanto, é preciso estar com o cadastro atualizado na agência bancária e, no caso dos agricultores familiares, ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Produtores que não tiverem acesso à internet podem procurar o escritório da Emater-MG no município e acessar o evento.

Pesquisa

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) também tem desenvolvido um trabalho fundamental no fortalecimento do programa. A empresa atua na criação e seleção de animais geneticamente melhorados e o rebanho Gir Leiteiro da EPAMIG, presente no Campo Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba (MG), possui mais de 70 anos de trabalhos.

Por meio de pesquisas contínuas, os touros são melhorados com foco na produtividade leiteira aliada à rusticidade, fertilidade, docilidade e longevidade. O trabalho conferiu aos animais tolerância a carrapatos e a moscas do chifre, além de proporcionar boas produções de leite à pasto, o que resulta em uma relação custo-benefício mais eficiente.

Segundo o chefe geral da Epamig Oeste, Fernando Franco, para os pequenos produtores os impactos da aquisição de animais melhoradores de rebanhos são muito grandes. "O Pró-Genética é justamente essa ferramenta que disponibiliza material melhorado aos pequenos, médios e grandes produtores nas diferentes regiões do estado. O pequeno produtor deixa de vender animais não tão bons para vender animais de ótima qualidade com uma margem de lucro bem maior", avalia.

Tradição

Criado em 2006, o Pró-Genética se transformou em política pública um ano depois, a partir do momento em que foi apoiado pelo governo estadual, órgãos de pesquisa, extensão rural, defesa sanitária animal e formação de mão-de-obra rural. Hoje, a iniciativa é o principal instrumento para aumento da produtividade de carne e leite através do uso de touros melhoradores, com reconhecimento em todo país.

“É um programa que ajuda a manter as famílias no campo porque touros de qualidade produzem uma bezerrada melhor, com mais valor de mercado. Da mesma forma, fêmeas com maior produção de leite auxiliam na produção de queijo, por exemplo. Isso estimula os jovens a continuarem os trabalhos de seus familiares e ficar nas propriedades. O mercado, por sua vez, absorve isso pagando mais pelo produto”, analisa o gerente do Pró-Genética na ABCZ, Lauro Fraga.

Quem já comprou touros por meio da feira garante que a escolha foi um bom negócio. O produtor Laurimar Pereira, de Almenara, no Jequitinhonha, adquiriu um touro com o objetivo de melhorar seu gado. “Era meu sonho ter um garrote de mais qualidade. Na época, todos me diziam que era um animal caro, mas em pouco tempo consegui o retorno com as bezerradas que vieram dele. Hoje estou muito satisfeito” relata.

Produtor rural de Itinga, no Jequitinhonha, Júlio César também relata que a segurança da compra por meio da feira é um grande diferencial. “São touros registrados, que passam por uma série de exames sanitários e que agregam demais ao rebanho do pequeno produtor. O financiamento pode ser parcelado por vários anos e, com o nascimento dos bezerros, fica fácil pagar essas parcelas. Recomendo a feira a todos que querem melhorar a produtividade da propriedade”.

 

Raul Mariano -  Assessoria de Comunicação / Seapa

Foto: ABCZ