Nesta segunda, 26, o meteorologista, mestre e doutor pela USP Marcelo Schneider, coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve no estúdio do Giro do Boi para falar do comportamento do tempo para os próximo três meses, estação de outono.

O especialista mostrou, por meio de mapas, que em cerca de 70% do território brasileiro haverá redução da incidência de chuvas, algo considerado normal para o período pela diminuição da influência da Amazônia no tempo. Entretanto, algumas áreas poderão ter precipitações abaixo da média.

REGIÃO SUL

Para a Região Sul, a expectativa é que haja chuvas mais regulares na comparação com o verão. Frentes frias mais intensas, segundo o meteorologista, são sinônimo de chuvas, principalmente da metade do Rio Grande do Sul para baixo. Já o extremo norte do RS segue sendo um ponto de atenção. Também em Santa Catarina e sul do Paraná haverá menor incidência de águas no outono. O oeste paranaense, onde uma recente frente fria baixou a temperatura, deverá ter um outono com chuvas até acima da média, assim como quase todo o estado.

REGIÃO CENTRO-OESTE

No Pantanal, que passou por período de chuvas e inundação, a expectativa é a diminuição da intensidade das águas. Já nas áreas mais ao nordeste do MS a partir da capital Campo grande, como a região do Bolsão, as chuvas devem ser mais frequentes. Subindo para o MT, as precipitações vão até regiões de produção em Rondonópolis e Cuiabá e rumam para o oeste. Ao leste do MT, no Vale do Araguaia e seguindo para o estado de Goiás, a previsão é de um período mais seco ao longo do outono. Segundo Schneider, na região mais central de Goiás o clima estará mais seco e a temperatura mais alta.

REGIÃO SUDESTE

Em Minas Gerais há uma divisão na previsão do tempo. O meteorologista afirmou que os mapas indicam um outono seco ao Norte do estado, sobretudo na região de divisa com Goiás, e volume de chuvas mais próximo à média no Centro-Sul.

A maior parte do SP terá chuvas regulares, com menos precipitações até a segunda quinzena de maio e volta de chuvas em junho. Pode haver uma preocupação com veranico de 30 a 45 dias, o que é normal para esta época do ano.

No RJ, haverá chuva nos próximos dias, o que permitirá a brotação dos pastos, mas a notícia é boa no curto prazo. No restante da estação, a incidência de chuvas estará próxima à média, com os meses de abril e maio mais secos e um mês de junho mais chuvoso.

REGIÃO NORTE

Na Região Norte, o clima segue muito variado. No centro-oeste do estado do Pará até o leste do Amazonas, as chuvas estarão abaixo do regular. Já no oeste amazonense as águas serão mais regulares, de normal para cima. A preocupação está no leste e extremo norte da região de modo geral.

REGIÃO NORDESTE

Para o “miolo” do Piauí, Ceará e Maranhão, a previsão não é boa, pois as chuvas estarão abaixo do normal. O coordenador do Inmet explicou que a temperatura do Oceano Atlântico não foi favorável para a formação de nuvens de chuva na região. Já Para o estado da Bahia, a expectativa melhora, principalmente no litoral sul baiano.

Veja abaixo as previsões do tempo para o outono no Brasil na entrevista de Marcelo Schneider ao Giro do Boi desta segunda, 26, dividas em duas partes:

PARTE I

PARTE II

ATUALIZAÇÕES

Marcelo Schneider reforçou que o Inmet, instituto ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), disponibiliza gratuitamente informações atualizadas sobre o tempo para o produtor rural brasileiro. Acesse pelo link abaixo o portal do Inmet para visualizar o mapas:

 

Fonte: Giro do Boi