O presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, foi homenageado pelo Sebrae, por ter idealizado e incentivado a criação do CER (Centro de Referência em Educação Empreendedora) em Minas Gerais, quando era presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional. “Minas Gerais é, tradicionalmente, um centro de referência em educação. Apesar dos problemas, o estado está sempre muito bem colocado no ranking nacional. Temos ciclo completo da área, com 14 universidades federais. A Escola Técnica de Formação Gerencial do Sebrae é algo extraordinário: forma jovens com grande capacidade de gestão”, disse em seu discurso de agradecimento.

Presidente do Sistema FAEMG é homenageado pelo SebraeGuilherme Afif Domingos (diretor-presidente/Sebrae), Roberto Simões (presidente/SISTEMA FAEMG), Heloísa Menezes (diretora técnica/Sebrae), Afonso Rocha (superintendente/Sebrae Minas).

Roberto Simões também lembrou de ter levado a Escola Gerencial para a periferia de BH, na sede do projeto Plug Minsa, com o mesmo formato e qualidade de ensino para atender, gratuitamente, a jovens de baixo poder aquisitivo. “Foi emocionante ter sido o paraninfo da primeira turma que se formou no Plug Minas”. Roberto Simões disse que o Centro de Referência em Educação, inaugurado recentemente pelo Sebrae, em Belo Horizonte, dará muitos bons resultados não somente para Minas, mas para todo o Brasil.

O diretor presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, ressaltou que é fundamental o país adotar o ensino empreendedor: “O estado fez muito bem em estar na vanguarda e mostrou que temos que subir as montanhas de Minas para gritar para o restante do Brasil”. O superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, destacou a importância da Escola de Formação Gerencial para preparar jovens para gerir não somente negócios próprios, mas também suas carreiras. Segundo ele, a instituição já formou 11.060 alunos.

Centro de Referência

O CER de Minas é o terceiro do Sistema Sebrae no Brasil. Os outros dois estão no Rio de Janeiro (Artesanato Brasileiro) e em Cuiabá (Sustentabilidade). O CER foi criado para a capacitação, geração, gestão e disseminação do conhecimento associado aos temas empreendedorismo e educação empreendedora. A intenção estratégica do CER é se antecipar para atender às demandas que contribuem para o desenvolvimento dos empreendedores e dos pequenos negócios. A plataforma digital de estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias do CER está em funcionamento.

 

Fonte: Faemg