O Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizará nos dias 17 e 18 de maio o 3º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, no auditório do BDMG, em Belo Horizonte. O evento integra a programação do Festival do Queijo Minas Artesanal que será realizado na mesma semana na capital e é promovido em parceria com o Sebrae Minas, Faemg e a Iandê, que é uma cooperativa de trabalho com os pequenos produtores.

Segundo o Superintendente de Apoio à Agroindústria da Secretaria de Agricultura, Gilson Sales, o objetivo do evento é promover um ambiente de debates e discussões, compartilhando informações acadêmicas e técnicas para todos os envolvidos na cadeia produtiva dos vários tipos de queijos artesanais produzidos em todo o país. “Este é um evento itinerante e é a primeira vez que ele é realizado em Minas (as edições anteriores foram sediadas nos estados do Rio Grande do Sul e Ceará). Os queijos artesanais fazem parte da identidade cultural dos mineiros e trazer para o estado esse espaço de discussão é muito importante para toda a cadeia produtiva”, avalia o superintendente.

Programação

A programação do 3º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil é formada por cinco painéis: abordagens atuais; o queijo em Portugal; queijo é legal; políticas públicas e o queijo artesanal no Brasil e a alquimia do queijo. As inscrições já estão abertas. Clique aqui e acesse toda a programação.

Serviço:

3º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil – Origem, Tradição e Valorização
Data: 17 e 18 de maio
Local: Auditório BDMG – Rua Bernardo Guimarães, 1600 – Lourdes/BH
Inscrições: www.sympla.com.br (3º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil)
Informações: (31) 3915-8604 / simposiodosqueijosartesanais@agricultura.mg.gov.br