O IMA vai entregar na próxima segunda-feira, 24 de julho, em Poços de Caldas, certificados do Programa Certifica Minas Café (CMC) e UTZ (empresa holandesa responsável por um dos principais programas de certificação de café do mundo) para 31 produtores mineiros de café.

Essa certificação da UTZ é gratuita. Se fosse fazer por uma empresa privada cada produtor gastaria, em média, 5 mil reais.

Um dos grandes benefícios para os cafeicultores certificados é que passarão a ter maior acesso a mercados (nacional e internacional) e com ágio na comercialização, ou seja, poderão conseguir preços melhores para o seu produto.

Para conceder o selo a UTZ reconhece que os produtores certificados pelo Programa Certifica Minas Café (CMC) podem obter, automaticamente e sem qualquer custo adicional, no primeiro ano, um certificado UTZ.

O Programa Certifica Minas Café é uma iniciativa do Governo de Minas e tem como principal foco as boas práticas de produção e a responsabilidade socioambiental na produção de café, tendo certificado 1230 propriedades cafeeiras em 2016. É coordenado pela Secretaria de Agricultura de Minas (Seapa) e executado pelo IMA e Emater-MG.

Para obter a certificação CMC/UTZ é necessário cumprir um total de 28 itens obrigatórios.

Evento: Entrega de certificados CMC/UTZ
Data: 24 de julho – segunda-feira
Horário: 18h30
Local: Auditório da UEMG – Rua Corumbá, 72, bairro Jardim dos Estados – Poços de Caldas – MG