O Governo de Minas Gerais liberou recursos no valor de aproximadamente R$ 1 milhão para projetos de pesquisa na área de queijos artesanais. A ação é resultado da articulação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), após identificar junto aos produtores rurais a necessidade de informações científicas quanta à segurança sanitária e à caracterização dos queijos mineiros. Os recursos foram liberados por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O objetivo da iniciativa é financiar propostas de pesquisa que contribuam para promover a sustentabilidade e a melhoria da qualidade em toda a cadeia do queijo artesanal. Foram aprovados 12 projetos pelas Câmaras de Assessoramento da Fundação, num total de 45 projetos inscritos.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Amarildo Kalil, o investimento em pesquisas é uma demanda antiga do setor identificada pelos técnicos, fiscais, extensionistas e os próprios produtores. “O queijo artesanal é um produto reconhecido como parte cultural e tradição dos mineiros. A sua produção também tem um peso significativo na geração de emprego e renda das famílias e é uma atividade presente em todas as regiões do estado. Ainda assim, existe uma demanda reprimida de questões do processo de produção que necessitam de comprovação científica, sempre visando à melhoria da qualidade e da segurança para o consumidor”, afirma.

Alguns dos temas dos projetos aprovados foram: "Caracterização dos fungos dos Queijos Minas Artesanais da região da Canastra”; “Uso de sistema alagado construído para tratar efluente gerado em queijaria artesanal”; Elaboração e implementação de sistema de rastreabilidade e gestão da informação em queijos artesanais mineiros”; “Caracterização físico-química e microbiológica dos queijo artesanais da região do Campo das Vertentes e dos queijos de ovelha produzido em Itapecerica em diferentes períodos de maturação”. Os responsáveis pelos trabalhos selecionados fazem parte do corpo de pesquisa da Embrapa/Gado de Leite (Juiz de Fora); Epamig, UFMG; Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Simpósio Queijos Artesanais

Nos dias 17 e 18 de maio, será realizado, no auditório do BDMG, em Belo Horizonte, o 3º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil – Origem, Tradição e Valorização. O evento é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e seus órgãos vinculados (Emater-MG, Epamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA), pela Faemg, Sebrae e o Iandê, que é uma cooperativa de trabalho com os pequenos produtores.

O objetivo do simpósio é promover um ambiente de troca de informações entre produtores, pesquisadores, técnicos e todos os envolvidos na cadeia produtivo dos queijos artesanais.