Bula do produto informa com precisão técnica quantidade de herbicida que deve ser usada conforme estágio de planta daninha em diferentes cultivos. Informação diminui desperdício e o impacto ambiental

Primeiro produto à base de glifosato em forma de pó solúvel em água, o Gliforte apresenta diversas vantagens técnicas que colaboram para a diminuição dos custos operacionais do produtor rural.  O principal diferencial do produto é que sua bula informa de forma precisa a quantidade de pó que deve ser utilizada de acordo com o estágio das plantas daninhas em cultivos anuais, perenes e semiperenes. “Os produtos existentes no mercado têm em seu rótulo uma orientação muito ampla sobre a dosagem a ser utilizada pelo agricultor. Então, culturalmente e para não arriscar os resultados da área cultivada, o produtor tende a utilizar a dose mais próxima do limite orientado pelos outros fabricantes. Isso causa um prejuízo muito grande e aumenta os índices de contaminação do solo, já que ocorre um uso exagerado de agrotóxico”, explica o diretor da Tundra Agroindustrial, fabricante do Gliforte, Thomas Unger.
 

Unger conta que a precisão técnica do produto é resultado de cinco anos de estudos sérios, aprimoramento laboratorial e testes agrícolas práticos. “Depois de muito esforço atingimos índices precisos de dosagens. Já levamos o produto a mais de 50 produtores do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás, por exemplo, para mostrar que ao seguir o que determina a bula o resultado é, com toda certeza, o esperado”, salienta o diretor. Na prática, isso significa que as doses adequadas e a diminuição do volume de glifosato interferem diretamente no bolso do produtor.
 

A relação de eficácia maior com menos produto diminui, também, a contaminação do solo e os resíduos nas plantas cultivadas. “Então, o uso do herbicida em pó é vantajoso para o produtor rural, para o Meio Ambiente e para a sociedade em geral. Todo mundo ganha quando conseguimos reduzir os riscos.” Segundo Unger, os experimentos laboratoriais mostraram estatisticamente que o Glifosato em pó é capaz de reduzir em até 30% a contaminação ambiental o que é possível graças aos ingredientes do Gliforte.
 

O diretor explica também que o Gliforte é o único herbicida a base de glifosato em que o ingrediente químico está presente na forma de ácido e não de sal, como acontece em todos os demais herbicidas do mercado.  Segundo ele, isso diminui os custos de produção. “Os demais fabricantes precisam produzir o sal para compor o herbicida a fim de torna-lo eficaz, ao passo que no Gliforte o glifosato ácido é transformado em sal solúvel pelo contato com a agua no tanque aplicador do agricultor.” O diretor ressalta ainda que o Gliforte não produz espuma, uma queixa muito comum dos agricultores em relação aos herbicidas granulados. “Simplificamos o preparo, abaixamos o custo, reduzimos a dose e eliminamos a chateação dos produtores”, conclui.

 
 

Mais informações: www.gliforte.com.br