No Giro do Boi desta segunda, 28, o assunto principal foi o avanço da adoção de sistemas integrados de produção. Quem participou do programa para falar do tema foi o cientista econômico, mestre em economia, doutorando e pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Julio César dos Reis.

A unidade de pesquisa está trabalhando no desenvolvimento da plataforma ECO ILPF, que servirá para reunir todos os dados sobre integração disponíveis (inclusive coletados antes da fundação da Embrapa em Sinop-MT). O objetivo é facilitar a consulta para produtores e tornar mais natural os processos de tomada de decisão.  

Na plataforma, o produtor poderá avaliar o que está acontecendo dentro de sua fazenda e estimar um cenário futuro, inclusive servindo como instrumento de captação de recursos em forma de financiamento. De acordo com Júlio Reis, que é membro do Comitê Gestor de Portfólios de Projetos de ILFP da Embrapa, hoje há grande dificuldade das instituições financeiras justamente em avalizar projetos de integração, embora existam várias fontes de recursos por conta do aporte do Plano ABC, que incentiva projetos que priorizam a agricultura de baixo carbono.

A plataforma deve estar disponível dentro dos próximos meses inserida no ambiente digital da Embrapa, projetou o pesquisador. “A  expectativa é colocar o sistema de integração, que é mais complexo, em uma linguagem que o produtor consiga avaliar e a instituição financeira também”, complementou.

 

Fonte: Giro do Boi