O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), participa da 2ª Feira de Negócios Agropecuários (Fenasc) que será realizada em Caratinga no período de 24 a 26 de agosto. Especialistas da Secretaria de Estado da Agricultura, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vão abordar diversos assuntos durante os três dias de evento.

Promovido pelo Sistema de Cooperativas de Crédito Sicoob/Credcooper, o evento vai reunir empresas não só do setor agropecuário, mas também da indústria e do comércio de todos os segmentos representativos que movimentam a economia da região. “Além de oferecer produtos e palestras técnicas para aprimorar o conhecimento, a feira se constitui numa oportunidade de realização de bons negócios, aproximando todos os elos que movimentam a economia, produtores, comerciantes, indústria e consumidores”, afirma o Presidente do Conselho de Administração Sicoob/Credcooper, Kdner Andrade Valadares. Cerca de 70 expositores participam desta edição, que deve movimentar aproximadamente R$ 40 milhões em negócios. A expectativa é de que o público supere as 15 mil pessoas que passaram pelo evento no ano passado. 

Palestras Técnicas

O café, principal atividade agropecuária do município, será um dos temas do ciclo técnico de palestras. A atividade envolve 1,2 mil produtores rurais, numa área plantada de 7 mil hectares. Com produção de 12,5 mil toneladas, Caratinga se destaca como o principal produtor de café da região do Rio Doce. O município responde sozinho por 14% da produção regional.

O “Gerenciamento da Atividade Cafeeira - Administração de Propriedades” é um dos temas do ciclo de palestras técnicas. Segundo o assessor especial de cafeicultura da Secretaria de Estado Agricultura e um dos palestrantes, Niwton Moraes, pela importância do município como polo da cafeicultura regional, o programa estadual de certificação de café se destaca entre as várias ações de extensão rural e assistência técnica direcionada aos produtores rurais. “O Certifica Minas Café conta com um técnico exclusivo para atender os cafeicultores da microrregião de Caratinga que participam do programa. Somente o município conta com 12 propriedades cafeeiras certificadas”, afirma.

Outro tema que será abordado é “Piscicultura, aproveitamento de açudes e forma alternativa de renda", ministrado pelo pesquisador e coordenador de difusão de tecnologias da Epamig Sudeste, Alexmiliano Vogel de Oliveira. "A piscicultura é um tema de grande relevância para os mercados de Minas Gerais, pois temos potencial para essa criação. Além disso, a crescente demanda por peixes criados e não pescados abriu mais caminhos para os produtores", explica o pesquisador. A palestra vai abordar as formas de criação de peixes em açudes, viveiros escavados e tanques rede, e também apresenta a tilápia como uma das espécies mais propícias para essa atividade. "A tilápia já corresponde a 44% do pescado do Brasil, isso se dá porque, além de fácil criação, ela tem boa aceitação na culinária e ainda é um peixe de alto valor nutricional", ressalta.

A “Certificação de produtos orgânicos e certificação SAT (produção vegetal em sistema sem agrotóxico)” é o tema abordado pelo gerente de Certificação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) Rogério Carvalho Fernandes. A certificação SAT é oferecida pelo IMA para o sistema isento de agrotóxicos em qualquer fase.  Possui normas, procedimentos e padrões específicos que visam atender a demanda dos consumidores e agregar valor aos produtos. A certificação SAT é de adesão voluntária e o interessado em certificar sua produção precisa seguir as etapas determinadas pelos técnicos. Produtores de várias regiões do estado já possuem a Certificação SAT para a produção de cachaça, morango, banana e olerícolas.

Serviço:

Ciclo de Palestras da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

24/08 (Quinta-feira)

10h – “Gerenciamento da Atividade Cafeeira - Administração de Propriedades”

Niwton Castro Moraes – Assessor Técnico Especial de Cafeicultura/Seapa

 

25/08 (Sexta-feira)

13h – “Gestão e eficiência de custos na pecuária leiteira”

Feliciano Nogueira de Oliveira – Assessor Técnico Especial Minas Pecuária/Seapa

 

18h – “Certificação de produtos orgânicos e certificação SAT (produção vegetal em sistema sem agrotóxico)”

Rogério Carvalho Fernandes – Gerente de Certificação do IMA

 

26/08 (Sábado)

13h – “Piscicultura, aproveitamento de açudes e forma alternativa de renda"

Alexmiliano Vogel de Oliveira – Pesquisador e coordenador de difusão de tecnologias da Epamig Sudeste

Local:

Ycambi Ranch

Rodovia do Álcool – MG 425 KM 01