A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza nos próximos dias 24 e 25 de março (quarta e quinta-feira), de 17h às 19h, mais um evento de difusão de tecnologias para produtores rurais, técnicos e estudantes. O tema da vez será a silagem de capim Capiaçu, com transmissão ao vivo no canal da Epamig no YouTube. Para participar não é necessário fazer inscrição.

Encontrada em todas as regiões brasileiras, a cultivar BRS Capiaçu é versátil e pode ser usada no cocho ou dada aos animais em forma de silagem. O rendimento da variedade é 30% superior ao de outras cultivares disponíveis no mercado, o que gera até 300 toneladas de matéria seca por hectare ao ano.

No primeiro dia de evento, o público terá oportunidade de aprender sobre caracterização, implantação, mecanização e manejo do capim Capiaçu. Já na segunda data, será a vez de discutir tecnologias de ensilagem e a aplicação para vacas leiteiras. Ao final de cada dia de evento haverá momentos para perguntas e respostas ao vivo.

De acordo com o pesquisador da Epamig Renato Ferreira de Souza, a demanda por informações tecnológicas sobre silagem de Capiaçu está grande devido à valorização do milho no mercado global e, consequentemente, a inviabilização do uso do produto para silagem.

"Com o aumento dos custos de produção e com achatamento dos preços do leite, é de suma importância procurar alternativas pra tornar viável e sustentável a atividade pecuária nesse ambiente instável. A ensilagem de capins tropicais, de alta produtividade e qualidade, é uma opção bastante promissora para redução dos custos de produção da cadeia leiteira", explica Souza.

A cultivar BRS Capiaçu

Lançada no final de 2016 pela Embrapa Gado de Leite (MG), a cultivar BRS Capiaçu rapidamente despertou interesse dos pecuaristas brasileiros. Clone do capim-elefante, a cultivar se destaca pela alta produtividade e alto valor nutritivo da forragem se comparada a outras cultivares do próprio capim-elefante.

A BRS Capiaçu apresenta folhas longas, largas e de cor verde, com touceiras densas e colmos eretos, o que facilita a colheita mecanizada. Além disso, possui boa tolerância ao estresse hídrico, embora seja susceptível às cigarrinhas das pastagens.

Serviço

Dia de Campo virtual: Silagem de capim Capiaçu
Data: 24 e 25 de março (quarta e quinta-feira)
Horário: 17h-19h
Transmissão no canal da Epamig no Youtube: www.youtube.com/c/EPAMIGMinasGerais
Informações:epamigitac@epamig.br; (37) 3271-5686

 

 

Epamig/Ascom

Foto: Epamig/Divulgação