O café, principal produto agrícola de exportação do Estado de Minas Gerais, com 70% da produção do tipo arábica no país, merece uma posição de destaque na culinária mineira. Portanto, nada mais justo que uma publicação cuidadosa de receitas preparadas com o grão. A proposta é valorizar a gastronomia e a atividade dos agricultores mineiros que investem na cafeicultura.

A iniciativa é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A empresa, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), lança no dia 15 de maio (terça-feira), às 9h30, no Espaço Mineiraria do Mercado Central, em Belo Horizonte, o quarto volume do livro de receitas Delícias do Café, da extensionista de Bem-Estar Social Marina de Castro Barbosa.

Segundo a autora, do escritório da Emater-MG de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, trata-se de uma coletânea de receitas com café, apresentadas em três festivais Delícias do Café, no município. “Nos fizemos três festivais e a cada ano fomos anexando mais receitas ao livro. Nesse último que estamos lançando, reunimos 41 receitas salgadas, 189 doces e 33 bebidas”, conta.

Durante o lançamento, na Cozinha Escola Mineiraria, serão preparadas duas receitas da edição inédita: costelinha de porco com molho sabor café, com farofa de pinhão, além de uma bebida. “A costelinha será preparada pelo chef de gastronomia Pablo Nogueira. Já a bebida com sabor de café, por um casal de cafeicultores, Pedro e Paula. Todos são de Santa Rita do Sapucaí”, explica Marina.

Quem desejar participar do evento no Espaço Mineiraria, precisa se inscrever previamente por meio do telefone (31) 3786-5747 ou pelo e-mail cozinhamineiraria@mercadocentral.com.br. Os participantes ganharão um exemplar do livro e também poderão degustar oito produtos do projeto Delícias do Café.