Desenvolver conhecimentos sobre a fase da adolescência e suas peculiaridades no ambiente familiar e social foi o objetivo do curso de Promoção Social do Senar Minasrealizado na cidade de Medina, no Vale do Jequitinhonha.

O curso Saúde na Infância e Adolescência / Cuidados com Adolescentes foi ministrado pela instrutora Adervane da Silva Lélis e contou com a participação de professoras, da líder comunitária e da conselheira tutelar, capacitando, no total, 13 mulheres.

Durante dois dias de aulas, as participantes foram instruídas para as principais mudanças físicas e psicológicas ocorridas na adolescência. A instrutora ensinou sobre os mais diversos assuntos: Sexualidade, violência, drogas, conflitos de gerações e outros.

Para a participante Abélia Costa Machado, professora da rede estadual e da APAE, os conhecimentos adquiridos no curso vão ser muito importantes em sua área de trabalho. “Irei compreender melhor meus alunos e, sobretudo, saber orientar melhor os pais nessa fase de muitas mudanças na vida de seus filhos”, disse.

A professora também ressaltou a metodologia utilizada pela instrutora: “Foi utilizada uma linguagem facilitada e exemplos práticos, bem próximos de nossas realidades, e isso fez com que a turma interagisse tanto com a instrutora quanto com o conteúdo”.

“Foi um curso realizado com grande sucesso”, destacou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Medina, Rafael Oliveira, ao agradecer pelas parcerias com o Senar Minas, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREASe com a Prefeitura de Medina, atraves da Secretaria Municipal de Assistência Social, representada por Débora Fernandes.