Nesta segunda, 30, o Giro do Boi teve como destaque entrevista com Márcio Nappo, diretor de sustentabilidade da JBS. Ele reforçou a importância da conclusão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e acrescentou a necessidade de o pecuarista informar o número do protocolo à indústria da qual ele é fornecedor.

“A gente tem um um mês. Quem não fez o CAR precisa finalizar o processo, é simples pelo site do SICAR, e ali você tem todas as instruções para fazer isto de maneira digital. Caso haja alguma dúvida a gente também na JBS está pronto para qualquer auxílio com relação ao preenchimento do CAR. E mais importante do que isso, hoje mais de 90% da área elegível para o CAR já foi feita, algo até acima disso, então a impressão que a gente tem é que o pessoal fez o CAR e não contou para a gente. Daí a importância. A gente espera que nesses próximos 30 dias todo mundo que tenha feito o CAR avise ao seu comprador de gado, com quem ele se relaciona, passe o número do protocolo do CAR, esse número vai pro cadastro do pecuarista, do fornecedor de gado da JBS, e aí está tudo tranquilo, tudo resolvido”, resumiu Nappo.

Para os pecuaristas que ainda não concluíram seu cadastro, Nappo reforçou que ele estará sujeito a uma série de complicações determinadas pelo governo a partir de 31/05. “Tem a questão de emissão de GTA, a questão de poder fazer a venda para os frigoríficos, vale para todo mundo que está comprando matéria prima, vale para quem está vendendo grãos, gado, porco e aves. O setor bancário também é importante neste processo porque quem não fez o CAR não vai acessar linhas de crédito, de financiamento. Então é fundamental que a gente encerre esse processo e parta para a próxima etapa que é fazer a regularização ambiental para as fazendas que estão com algum passivo”, completou.

 

Fonte: Giro do Boi