Mais de 1 milhão de toneladas foram compradas pela China, um número surpreendentemente alto dado que houve poucos anúncios na semana passada e os rumores dos Traders colocaram-no em um terço ou, no máximo, metade disso. A informação foi divulgada pela TF Agroeconômica.  
 

“Os prêmios recuaram ainda mais com base CFR China nesta quinta-feira, tendo como pano de fundo a lenta demanda que durou nas últimas duas semanas. As ofertas de soja norte-americana de origem PNW na CFR Base perderam quase  10  c/bu  no  dia  devido  à  ausência  da  demanda  chinesa,  com  o embarque de janeiro indicado em 205-210 c/bu sobre os futuros de janeiro”, diz a consultoria.

 

Isto eleva o percentual de exportações previstas já comprometidas para 85%. “Independentemente disso, os prêmios para a soja no Golfo dos EUA foram oferecidos  estáveis com o embarque de janeiro atrelado a 225-227 c/bu sobre os futuros de janeiro e o embarque de fevereiro mostrado plano a partir de janeiro”, completa.

 

“Os  prêmios  mais  baixos  dos  EUA  não  desencadearam  nenhum  retorno significativo da demanda chinesa, uma vez que as margens permaneceram em grande parte de lado e, em vez disso, a maioria dos compradores ainda buscava safra nova brasileira. As ofertas para abril de embarque de soja brasileira foram de 140 c/bu sobre os futuros de maio na CFR China versus ofertas em 143-146 c/bu sobre os futuros de maio. Outros interesses de compra foram ouvidos para embarques entre junho e julho do próximo ano. Em  uma  base FOB no  Brasil  foi  tranquilo, com  prêmios em  grande  parte  planas ao  longo  da  curva.  Em  uma  base de  preço  fixo, o  envio  de fevereiro FOB Santos foi avaliado em US $ 472,5/t com um inverso de US $ 12,50/t para março”, conclui a consultoria neste encerramento de semana.

 

Por: AGROLINK -Leonardo Gottems