A Câmara Municipal de Governador Valadares realizou nesta quinta, 19/10, reunião especial em homenagem ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) pelos 25 anos da sua criação completados em 2017 e pelos serviços prestados aos produtores rurais e ao agronegócio mineiro.

Participaram do evento produtores rurais, autoridades, parceiros e lideranças do agronegócio na região, juntamente com servidores do IMA das coordenadorias de Almenara, Governador Valadares, Guanhães e Teófilo Otoni. Nos discursos das autoridades como o prefeito André Merlo e o presidente do Sindicato Rural de Governador Valadares Afonso Bretas o reconhecimento da importância do trabalho do IMA em todo o território mineiro e sua contribuição fundamental para a oferta de alimentos de qualidade e segurança alimentar para a população.

IMA - É uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) responsável pela defesa sanitária animal e vegetal, inspeção de produtos de origem animal, certificação de produtos agropecuários e apoio à agroindústria familiar.

O IMA está presente em todo o estado por meio de 200 coordenadorias regionais, 209 escritórios seccionais, 16 barreiras sanitárias e 600 postos de atendimento e escritórios municipais. O trabalho do Instituto ao longo das últimas duas décadas e meia tem contribuído de forma fundamental para o sucesso do agronegócio mineiro e brasileiro com a execução de ações que visam proteger os rebanhos e as lavouras de doenças e pragas.

Exportações – O diretor-geral do IMA Marcílio de Sousa Magalhães ressalta como um dos resultados do trabalho realizado pela instituição “o status de área livre de febre aftosa com vacinação e de peste suína clássica (PSC) obtido junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), condição que tem permitido a Minas Gerais exportar para outros estados brasileiros e para o mercado internacional os produtos da bovino e da suinocultura mineira”.

No acumulado de janeiro a agosto deste ano Minas exportou o equivalente a US$ 427,7 milhões em carne bovina e US$ 29 milhões em carne suína.

Na área vegetal, indicador importante está no fato de há 11 anos o estado não registrar nenhum foco de sigatoka negra nas plantações de banana, fruta da qual Minas é o terceiro maior produtor.

Magalhães ressaltou, entretanto, a importância das parcerias do IMA com as entidades representativas dos produtores e entidades do setor para ações conjuntas de defesa sanitária, considerando a reponsabilidade de cada um dos elos da cadeia produtiva do agronegócio para a defesa agropecuária.

Recadastramento e Portal do Produtor – Marcílio Magalhães destaca dois importantes programas do IMA que estão em andamento atualmente. O recadastramento obrigatório de criadores de bovinos, bubalinos, equinos, caprinos e ovinos junto ao Instituto, que deverá ser feito até 29 de dezembro. O objetivo é regularizar os dados dos criadores junto à autarquia melhorando as formas de comunicação com os produtores, ao mesmo tempo em que cria instrumentos para evitar fraudes, inclusive econômicas.

Ao mesmo tempo, está em funcionamento desde abril deste ano o Portal do Produtor – no site www.ima.mg.gov.br -, por meio do qual os produtores, com senha pessoal e intransferível, poderão emitir diversos documentos da sua casa ou propriedade sem a necessidade de ir pessoalmente a uma unidade do IMA. Para se ter uma ideia o IMA emite cerca de 1,3 milhão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) por ano, documento obrigatório para qualquer criador transitar com seus animais dentro e fora do estado e que até então só poderia ser solicitado pessoalmente em uma unidade do IMA.

Coordenadoria de Governador Valadares – Atende a cerca de 23 mil produtores em 69 municípios. A região possui um rebanho de 1,2 milhão de bovinos que demandam diversas ações de defesa animal como a gestão das campanhas anuais de vacinação contra a febre aftosa. A região se sobressai nas atividades de pecuária bovina de leite e corte e possui sete propriedades aptas à exportação para a União Europeia. Na área vegetal a região possui cerca de 30 viveiros com 5 milhões de mudas de café e produz 18 mil t de banana por ano.

Coordenadoria de Guanhães – Atende a 45 municípios e cerca de 16 mil produtores rurais. No trabalho que excuta, destaque para as ações voltadas para a produção com excelente qualidade do Queijo Minas Artesanal (QMA), atividade para a qual possui 48 queijarias registradas. Outra área de destaque refere-se ao apoio e assessoramento aos produtores de nove estabelecimentos da agroindústria familiar, das quais cinco na microrregião do Serro.

Coordenadoria de Teófilo Otoni - Atende a 34 municípios com cerca de 17 mil produtores e rebanho aproximado de 1,6 milhão de bovinos . O trabalho do IMA na região compreende a manutenção sanitária dos rebanhos e fiscalização de estabelecimentos que comercializam vacinas e produtos veterinários , entre outros. Teófilo Otoni é importante produtor de mudas de plantas ornamentais, de frutíferas e árvores nativas, o que demanda ações de educação sanitária voltadas para a conscientização dos produtores.

Coordenadoria de Almenara – Atende a 33 municípios e a cerca de 16 mil produtores rurais. Destaque para a fruticultura com expressiva produção de banana, para a cafeicultura, pecuária de corte e leite e produção do queijo tipo cabacinha.