Nesta quarta, dia 15, o Giro do Boi recebeu a visita do engenheiro agrônomo esalqueano e pós-graduado em administração rural pela UFL, Maurício Palma Nogueira, diretor da Athenagro, o braço de pecuária da Agroconsult responsável, entre outros projetos, pelo Rally da Pecuária.

A expedição, que começou em junho, é a maior do país dentro do setor e numa prévia, o especialista reafirmou a preocupação dos técnicos com as áreas degradadas nas fazendas visitadas. Nogueira disse que houve uma pequena evolução, principalmente por causa dos sistemas integrados, mas o problema ainda é crônico. Estudos da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tem apontado que há um número muito alto no Brasil de fazendas com suas áreas degradadas, em torno de 90%, e o entrevistado do Giro do Boi reforça que as plantas daninhas são os maiores problemas. “Essas plantas daninhas ‘furtam’ R$ 9 bilhões por ano dos pecuaristas”, diz. Ainda sobre o Rally da Pecuária, Nogueira disse que, além de coletar informações, os eventos têm contado com a palestras sobre “Planejamento e foco em ambientes turbulentos”. Também estão sendo realizadas 18 oficinas de produtividade e demais interações com produtores e técnicos.

Até este meio de agosto já foram concluídos cinco, dos sete roteiros programados, que já passaram por oito estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Pará. Ainda serão percorridos nos dois roteiros remanescentes os pólos produtores de mais três estados: Mato Grosso, Rondônia e Acre.

Veja a agenda abaixo:

 

EQUIPE 6

21 de agosto: Alta Floresta-MT
22 de agosto: Nova Bandeirantes-MT
23 de agosto: Cotriguaçu-MT
24 de agosto: Juína-MT
25 de agosto: Vilhena-RO

 

EQUIPE 7

26 de agosto: Vilhena-RO
27 de agosto: Pimenta Bueno-RO

28 de agosto: Ji-Paraná-RO

29 de agosto: Ariquemes-RO

30 de agosto: Rio Branco-AC

31 de agosto: Rio Branco-AC

Dentro destas rotas, já estão programados encontros oficiais dias 21/08  (Alta Floresta-MT, 27/08 (Pimenta Bueno-RO) e 31/08 (Rio Branco-AC).

 

Fonte: Giro do Boi