Eu não canso de me surpreender.

 

Os primeiros telefones celulares, parece mentira, só telefonavam. Os atuais são multifuncionais e, no meu caso, mal consigo me lembrar a última vez que o usei para fazer uma ligação, apesar de tê-lo usado como câmera fotográfica, filmadora, guia de ruas, televisão, régua, alarme, videogame, trena e lanterna entre uma ligação e outra. O que amplifica sobremaneira a usabilidade dos celulares e de outros dispositivos móveis como os tablets, são os aplicativos que podemos baixar nas “lojas” de aplicativos. Quando precisar de qualquer coisa, seja lá o que for, vale muito a pena conferir se não há um ou mais apps (o apelido de aplicativos que será usado a partir daqui neste texto) que possam o ajudar, pois é bem provável que exista. Eu não canso de me surpreender!

 

A Embrapa não ficou de fora dessa oportunidade de transferência de tecnologia tão eficiente e já tem uma razoável coleção de apps que podem ser usados pelos produtores rurais em favor de um melhor controle e/ou desempenho de sua atividade. Esse texto tem como objetivo: mostrar onde encontrá-los, passar uma lista dos que já estão em destaque, detalhar três deles que são mais específicos para pecuária e fazer breves considerações sobre o futuro dos apps na Embrapa e alhures.

 

Como encontrar os apps da Embrapa:

 

Os apps para o sistema operacional mais popular, o Android, são encontrados no Google Play. Uma busca feita no Google Play em 28 de outubro de 2019 com a palavra “Embrapa” retornou nove apps. Se, ao contrário disso, dentro de qualquer buscador (Chrome, Internet Explorer, Firefox, etc.) usamos  “Aplicativos Embrapa” como termo de busca, somos levados à página do portal da Embrapa com links para o “Google Play” e a “App Store”. Ao selecionar o “Google Play”, esperava-se retornar os mesmos nove apps da primeira busca, mas, surpreendentemente apareceram 20 apps, algum desses ainda em teste, não disponíveis para serem baixados pelos usuários. Outra surpresa foi que, apesar de serem 20, um dos nove que retornou na primeira busca, não apareceu nessa segunda. Portanto, ainda é importante usar de mais uma estratégia para ter certeza que se esgotou a lista. Para apps para Apple, pode-se ir direto na loja deles ou como descrito acima, via portal da Embrapa.

 

Apps da Embrapa em destaque:

 

Dos apps recuperados, segue uma lista daqueles mais bem avaliados, com um breve texto extraído do próprio link de cada um deles:

 

- Prosa Rural: Programas de RádioTransferência de tecnologia. No link, pode ser visto um filmete de como ele funciona. Pode ser baixado neste link.

 

- App Leite: Informações sobre produção de leite  – Transferência de tecnologia: Disponibiliza informações técnicas baseadas em trabalhos de pesquisa agropecuária. Pode ser baixado neste link.

 

- S.A.C. Gado de Corte: Informações sobre produção de gado de corte  – Transferência de tecnologia. Dá acesso às principais informações solicitadas pela comunidade rural à Embrapa Gado de Corte, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão - S.A.C. Pode ser baixado neste link.

 

- Guia ClimaInformações meteorológicas. Sistema de monitoramento agroclimático que disponibiliza, em tempo real, dados sobre as condições meteorológicas (temperatura, umidade do ar etc.), informações (médias, normais etc.) e alertas (baixa umidade do ar, ventos fortes, geadas etc.). Atualmente com dados apenas de estações nas cidades de Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema. Pode ser neste link.

 

- AgrometInformações meteorológicas. Serviço oferecido pelo Laboratório de Agrometeorologia e pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Clima Temperado, ao público em geral, para acessar dados meteorológicos da cidade de Pelotas atualizados a cada minuto. Pode ser baixado neste link.

 

- ZARC – Plantio Certo - Agricultura – Janela de Plantio. O Zarc - Plantio Certo mostra as melhores datas de plantio de 43 culturas. Ele recupera dados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), que é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. Pode ser baixado neste link.

 

- Doutor Milho - Produção de MilhoManejo. A partir da identificação do estádio de desenvolvimento das plantas de milho, o aplicativo Doutor Milho oferece uma série de sugestões de manejo, específicas para cada fase. Pode ser baixado neste link.

 

- Guia InNat - Sanidade VegetalControle Biológico -  Identificação de inimigos naturais de pragas agrícolas, para evitar que o produtor controle esses seus aliados. Pode ser baixado neste link.

 

- Custo FácilGestão Frangos e Suínos. É uma ferramenta simples que pode ajudar produtores integrados e a assistência técnica na gestão da granja. Pode ser baixado neste link.

 

- Diag Sul - Sanidade – Suínos. Ferramenta que traz orientações sobre o diagnóstico laboratorial das principais doenças dos suínos, incluindo informações sobre escolha dos animais para colheita das amostras, colheita das amostras, envio ao laboratório, principais exames laboratoriais utilizados e interpretação de resultados laboratoriais. Pode ser baixado neste link.

 

Roda da Reprodução - Reprodução – Gado de Leite. Permite monitorar o status produtivo e reprodutivo de um rebanho de maneira simples e eficiente, auxiliando o manejo. Pode ser baixado neste link.

 

Detalhando três membros da família “Certo” de apps da Embrapa:

 

A partir daqui detalharemos três apps diretamente ligados à produção pecuária.

 

Pasto Certo

 

Esse app foi lançado em março de 2017 e já está chegando nos 30 mil programas baixados nas versões Android e IOS, esta última para dispositivos da Apple representando apenas 10% do total. É gratuito, de fácil uso e funciona off-line, isto é, sem necessidade de estar conectado  à Internet.

 

Ele permite o acesso de forma rápida e integrada, às características das cultivares forrageiras tropicais, ajuda a identificar/diferenciá-los, informa as principais recomendações e restrições de cada um, compara diferentes cultivares para diversas características e auxilia na escolha deles para a implantação de pastagens.

 

Ele tem seis categorias de variáveis: (1) Identidade, (2) Morfologia, (3) Agronômico, (4) Pastejo animal, (5) Sistemas integrados e (6) Estádio juvenil. Ao todo há 169 características, facilmente acessíveis. Na hipótese de a dúvida do usuário não estar contemplada nesse considerável leque de informações ou se ele tiver alguma dúvida sobre algum dado apresentado, é possível acessar o SAC da Embrapa diretamente do aplicativo, clicando no ícone que tem a forma de um envelope no menu principal.

 

Os dados são de 22 Cultivares dos seguintes gêneros/espécies: dez do gênero Brachiaria, seis Panicum maximum e dois de cada para as leguminosas Arachis, Stylosanthes e Cajanus cajan (Guandu).

 

A maior cobrança para os criadores desse app tem sido a inclusão de mais cultivares, o que está na lista de melhorias para as próximas versões.

 

Um recurso bastante interessante é poder comparar até quatro cultivares simultaneamente para as variáveis que se tenha interesse, bastando selecionar aquelas que se queiram marcando as respectivas caixinhas. O app coloca, então, as cultivares nas colunas e as variáveis nas linhas, facilitando a comparação. É possível identificar o local mais perto em que você pode comprar as sementes da cultivar de interesse.

 

O recurso mais interessante, contudo, é a possibilidade do usuário responder uma série de oito perguntas, com as quais o app faz uma lista de cultivares que atendam melhor a necessidade do usuário. Esse tipo de recurso interativo poderá ser bastante aperfeiçoado em futuras versões. Além de maior interatividade e novos gêneros forrageiros, pretende-se que elas sejam capazes de captar as demandas de produtores e técnicos. Para a captação de demandas, já está disponível no app “relatar demandas”, no Menu, ou por meio de uma janela pop-up que aparece esporadicamente. São várias perguntas para conseguir levantamento das principais demandas para uma produção pecuária eficiente utilizando forrageiras tropicais. No final é perguntado ao usuário se gostaria de receber informações sobre forrageiras tropicais (vídeos e posts) via “WhatsApp” ou e-mail.

 

O Pasto Certo também pode ser acessado diretamente para uso no site www.pastocerto.com, tanto do computador, como do celular ou outro dispositivo móvel.

 

Cria Certo 

 

Esse app foi lançado em fevereiro de 2019 e já tem mais três mil programas baixados. Ele ajuda na escolha das melhores alternativas de acasalamento, entre Monta Natural, Inseminação Artificial convencional ou Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

 

Algumas perguntas que o app ajuda a responder: O que é mais viável economicamente, monta natural ou IATF? Se for monta natural, qual preço a pagar pelos touros? Fazer uma IATF mais repasse com touros ou duas IATF mais repasse?

 

Para tal, o usuário deve fazer uma simulação, na qual ele descreve a situação da propriedade como número de vacas a cobrir, número de touros, vida útil do touro, a taxa de prenhez esperada. Há, também, que informar dados técnicos e econômicos sobre o touro, tanto em relação à compra, como sobre a manutenção destes animais. Com esses dados o programa calcula o valor do custo por prenhez, mostrando o impacto de diferentes taxas de prenhez, relação touro:vaca e tempo de vida útil do touro.

 

Além disso, é possível comparar diferentes estratégias: (i) Monta Natural, (ii) IATF mais repasse com touro, (iii) Duas IATF mais repasse com touro e (iv) Três IATF.

 

Nos resultados para Monta Natural, ele mostra o preço do touro que foi considerado, a taxa de prenhez e o custo por prenhez. Nos relativos à IATF, em vez do preço do touro, há o preço da dose de sêmen. Em ambos os casos, dá uma estimativa da DEP para cada estratégia.

 

Suplementa Certo

 

É o veterano desses aplicativos, tendo sido lançando em 2013 e atualizado em 2014, já se aproximando dos 40 mil downloads.

 

Ele, basicamente, é uma máquina de calcular custo:benefício de estratégias de suplementação na seca. Assim, se o pecuarista não sabe se fornece o proteinado (consumo entre 1 a 2 g/kg de PV) ou uma dieta de semiconfinamento (consumo de 10 g/ kg de PV), ele pode usar o app para ver qual a melhor opção. Para escolher ele se baseia em três dados: a margem de cada opção, o ganho por real investido e o ponto de equilíbrio. No caso dos dois primeiros, a interpretação é simples: quanto maior a margem e/ou o retorno por real, melhor. O ponto de equilíbrio, por sua vez, tem um interpretação um pouco mais sofisticada, mas que pode ajudar muito na decisão.

 

O que o ponto de equilíbrio informa é qual o valor do ganho de peso obtido que zera a despesa com a suplementação, ou seja, se o ponto de equilíbrio é 300 g/cab.dia, isso significa que, um desempenho do animal inferior a esse valor resulta em prejuízo. Um exemplo prático de seu uso seria da seguinte forma: Digamos que a melhor margem apontada pela simulação seja da opção de semiconfinamento, mas que o ponto de equilíbrio (700 g/cab.dia) fosse muito próximo do desempenho esperado para a dieta (800 g/cab.dia). Ao mesmo tempo, a margem do proteinado estivesse ainda atraente. Nesse caso, para não correr o risco de uma eventual quebra no desempenho esperado no semiconfinamento, no qual há uma margem de apenas 100 g/cab.dia, o produtor pode escolher uma opção mais conservadora, mas mais garantida.

 

O importante é que todos os dados são informados pelo usuário, pois essa é uma forma de deixar o usuário responsável pela informação. Quanto é informado o ganho de peso, se ele ficar fora da faixa normalmente esperada, o app dá uma mensagem de alerta. Todavia, como é possível que o usuário tenha experiência e saiba que o ganho, no seu caso, pode ser maior, ele pode fazer o cálculo com qualquer valor de desempenho.

 

Da mesma forma, quando é informado o período de uso, caso ele não fique nos meses tradicionais de seca para o Brasil-Central-Pecuário, entre maio e setembro, o programa também alerta o usuário, mas igualmente permitindo que a simulação siga em frente.

 

A ideia, portanto, é que, apesar dele ser para a seca, possa ser usado em várias situações, apenas estando alertado o usuário que ele precisa ter consciência de estar usando o app fora da condição para o que foi desenvolvido. Desde que o usuário entenda as implicações desse uso extraordinário, não deve haver problema.

 

Aliás, uma das vantagens dele é mesmo ser versátil e outro exemplo disso, que pode ser muito interessante na prática é que, além poder comparar diferentes suplementos na mesma categoria (isto é, dois proteinados ou duas rações de semi), pode-se comprar o mesmo produto com e sem aditivo, por exemplo, obtendo a resposta se o produto tem relação benefício:custo favorável e, pela análise do ponto de equilíbrio, ver se o risco de prejuízo é grande ou pequeno. A premissa é que se sabe qual o diferencial de ganho do aditivo.

 

Outra informação importante que ele presta é a quantidade mínima de cocho para cada estratégia de suplementação. Por fim, vale lembrar que ele trabalha independente de ter acesso à Internet e que as simulações podem ser gravadas para facilitar a comparação de estratégias, bem como checar se o resultado na prática foi dentro do esperado.

 

Informação como insumo:

 

Apesar dessa lista de apps, na sua maioria, possam ser considerados apps de primeira geração, na medida que sejam mais voltados para dar informação do que permitirem grandes interações, a Informação pode ser um importante fator de produção, tal qual a água e o adubo. Um excelente exemplo é o caso do testemunho do produtor rural Jivago Giacchetto Alves, de Miguelópolis – SP, dado em entrevista¹ sobre o uso do Doutor Milho, com dois relatos que destaco abaixo:

 

“No estádio V1, por exemplo, o aplicativo me alertou sobre cuidados com percevejos e cigarrinhas... causadores de perdas de produtividades. Consegui controlar o problema no início com a ajuda do Doutor Milho

 

“O Doutor Milho me avisou, num determinado estádio, que a eficiência do tratamento de sementes, a partir daquele momento, já estaria encerrada, e que eu deveria ter outra tomada de decisão, via aplicação foliar”

 

São dois excelentes exemplos que a simples informação estando disponível no momento oportuno pode fazer muita diferença. Essa é uma característica formidável dos apps: uma pessoa não especialista no assunto, com o apoio desta ferramenta pode agir como se fosse um especialista. No caso do Pasto Certo, Cria Certo e Suplementa Certo, a pessoa pode escolher melhor a cultivar para renovar suas pastagens, selecionar a melhor estratégia reprodutiva e decidir mais conscientemente por sua estratégia e suplemento para ganhar peso na seca, conseguindo ir além do que faria por conta própria. Tem gente que não gosta do termo, mas creio que ele é perfeito para essa questão: os apps empoderam seus usuários!

 

O que esperar para o futuro:

 

Os celulares são equipados com múltiplos sensores, como de velocidade, vibração, geolocalização, imagem, som, radiação etc.. Cada um deles abre enormes possibilidades para o desenvolvimento de apps para agropecuária. Alguns exemplos do que já existe ou ainda está sendo aperfeiçoado seriam: pesagem do animal por imagem, manejo de pasto por imagens, otimização da suplementação, obtenção automática de dados fenotípicos para programas de melhoramento, determinação de massa de forragem, produção ambientalmente correta e muitos outros, uma vez que a imaginação é o limite.

 

O uso de apps para aumentar a interação entre os produtores e a pesquisa é uma oportunidade fantástica que tem que ser efetivada o quanto antes. Ter o feedback em tempo real é uma grande vantagem, mas ainda muito melhor será, com o consentimento dos usuários, poder captar dados reais que, no seu conjunto, permitirão o lado da pesquisa trabalhar com “fotografias” da realidade de produção, podendo entender bem melhor os cenários do campo e, assim, dar respostas muito mais bem delineadas, inclusive com ajustes locais.

 

Considerações Finais:

 

Em termos de apps para agropecuária há, portanto, muitas oportunidades latentes, mas considerando que dificilmente eles serão vendidos, sendo baixados de graça. Isso abre uma excelente oportunidade de marketing para empresas que podem vincular seus produtos e serviços a apps que realmente façam a diferença. Há, assim, a possibilidade de criar uma relação ganha-ganha com os desenvolvedores que terão recursos, não só para tirarem a ideia do papel, mas para manter o app atualizado e empresas pegando carona com apps que atenderão milhares de pessoas.

 

Uma coisa é certa: Quanto maior a cobrança dos nossos clientes, mais vamos avançar, pois não há melhor maneira de saberemos o que cada um precisa. Por isso, fica o convite para você, caro leitor, baixar e experimentar os apps da Embrapa e, principalmente, compartilhar seu pensamento em como ele pode ser incrementado para ajudá-lo a produzir melhor. Sendo da Embrapa, uma grande vantagem é ajudar a aperfeiçoar o aplicativo da empresa que você é um dos donos!

 

Agradecimentos: Ao colega Sanzio Barros pelas informações do Pasto Certo e à colega Thais Basso do Amaral pelas informações do Cria Certo.

 

¹ https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/26527834/produtor-rural-relata-beneficios-do-app-doutor-milho-em-sua-lavoura



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>