Nesta segunda, 18, o Giro do Boi recebeu em estúdio o meteorologista, mestre e doutor pela USP Marcelo Schneider, coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ele resumiu o comportamento das condições climáticas ao longo do outono, que termina na próxima quarta, dia 20, e também apontou as tendências do tempo para a estação do inverno, que começa já na quinta-feira, 21.

“A notícia boa é que vai ser um inverno mais equilibrado. Essas massas de ar frio devem ir um pouquinho mais ao Norte e esse princípio de El Niño, do meio para o final da estação, mesmo que não fique tão chuvoso, as chuvas devem chegar em áreas que não estavam acontecendo. A ruim é o perigo de ter uma geada um pouco mais forte quando essa onda de frio vier”, resumiu Schneider ao apresentador Mauro Sérgio Ortega, estimando que tal geada pode atingir os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

“O que é normal no Brasil? Chove muito no Sul, a frente fria fica bloqueada, a gente fica duas a três semanas de calor e seco no Centro do Brasil e isso a gente espera que não seja tão intenso na próxima estação, que seja mais equilibrada do que em anos anteriores”, justificou.

Veja no vídeo abaixo os mapas e a previsão do tempo para todo o Brasil ao longo do inverno na entrevista com o meteorologista do Inmet Marcelo Schneider.

 

Fonte: Giro do Boi