A 84ª edição da Expozebu, tradicional exposição que será realizada entre 28 de abril e 06 de maio pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em Uberaba, no estado de Minas Gerais, trará uma série de novidades aos pecuaristas que participam do evento.

Quem trouxe os assuntos foi o diretor de relações públicas da ABCZ e atual vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Fabiano Mendonça. Ele destacou que em 2018 estarão sendo completados 80 anos do início do programa registro genealógico de raças zebuínas e, por conta da ocasião, haverá uma cerimônia para reconhecer as primeiras famílias que iniciaram a criação do Zebu no Brasil. “Uma coisa importante será a entrega dos primeiros registros dos 80 anos (de registro genealógico) de cada raça para homenagear as primeiras famílias que iniciaram esse trabalho que hoje corresponde a 90% do rebanho nacional”, adiantou.

Neste ano, a associação já contabiliza 1.259 animais inscritos para os julgamentos, o que ultrapassa em mais de 100 cabeças o total de 2017. Uma das mudanças para este ano foi a diminuição do número de animais por pavilhão de 72 para 60 para garantir mais conforto bovinos enviados para exposição. “Nós estamos preparando os pavilhões para os animais serem muito mais bem recebidos do que os outros anos em termos conforto. Nós estamos transformando o pavilhão que era para 72 para 60 argolas. Cada animal terá seu cocho individual e cada dois animais terão um bebedouro de água justamente porque a gente tem que pensar hoje no apoio ao animal”, declarou.

Na intenção de tornar o processo de julgamento mais transparente, pela primeira vez a associação permitiu aos associados votarem pela escolha dos juízos encarregados das competições da exposição, etapa que se encerra nesta sexta. “O associado tem até hoje para votar e escolher o juiz. Na segunda, vamos lançar as escolhas, inclusive vai ser ao vivo para todo o Brasil pelo site da ABCZ. Vamos abrir os votos e escolher pela primeira vez com a participação de todos os associados”, revelou Mendonça.

O diretor lembrou que o pecuarista interessado em inscrever animais para a Expozebu 2018 tem até esta sexta para fazer inscrição ao custo de R$ 400. A partir de amanhã, o valor sobre para R$ 450, com inscrições seguindo até o dia 20/04.

A feira vai sediar também os concursos Modelo Frigorífico, que busca vincular a pecuária seletiva à produção de carne, e o Matriz Modelo. “Este concurso continua da mesma forma que nos anos anteriores, com um jurado único, e irá premiar o perfeito enquadramento racial com os padrões oficiais da ABCZ, junto a isso a longevidade produtiva e a funcionalidade da matriz, que refletem justamente o trabalho que os criadores fazem”, detalhou.

Como uma das atrações dos visitantes da Expozebu, a ABCZ anunciou um parque de 4 mil m² destinado à gastronomia da carne e do leite, com rodadas de degustações de produtos derivados da produção de raças zebuínas. “Uma coisa importante que a gente vai lançar na Expozebu é o “Zebu na Mesa do Brasil“. A gente vai demonstrar que da carne e o leite que o Brasil consome, grande parte vem do Zebu”, acrescentou.

Em entrevista ao apresentador Mauro Sérgio Ortega, Mendonça comentou ainda a assinatura de convênio da ABCZ com produtores do Panamá para a disseminação do PMGZ, o programa de melhoramento da associação. “Temos muitas novidades, o parque está em totalmente em obras, vamos remodelando com muitos investimentos e a gente não para”, concluiu.