Uma pesquisa que está sendo realizada desde o ano de 2015,  revela que a adoção do sistemas de integração nas fazendas tem elevado o ganho de peso dos animais. O estudo liderado pelo pesquisador Bruno Carneiro e Pedreira , é  realizado pela Embrapa Agrossilvipastoril ,em parceria com Acrimat – Associação de Criadores de Mato Grosso e Acrinorte –  Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso, e tem como objetivo buscar melhores opções de aumento de produtividade com diferentes sistemas, como a tradicional Pecuária, Integração Pecuária Floresta (IPF), Integração Lavoura Pecuária (ILP) e Integração Pecuária Lavoura Floresta (ILPF).

No ano passado o pesquisador trouxe informações ao Giro do Boi sobre a primeira fase do estudo que apresentou ganho entre 18@ e 32@ por hectare. Com essas informações novos testes foram iniciados, e concluiu-se que a utilização do sistema Integração Pecuária Lavoura Floresta tem sido o mais lucrativo com até 40,6@/ ha. A média nacional é de apenas 6 arrobas por hectare ao ano, e no estado de Mato Grosso o número não passa de 4 arrobas.

O pesquisador explica o protocolo seguido. No primeiro ano, foi aplicado adubação com 50 quilos de nitrogênio, fósforo e potássio e os animais eram suplementados com 0,1%  do peso vivo, resultando em 30,9@. No segundo ano, a adubação foi duplicada, passando de 50 quilos para 100 dos mesmos elementos. A suplementação também foi dobrada com 0,2% do peso dos animais. Com o acréscimo realizado na fase dois do estudo, a produção de forragens foi aumentada e consequentemente  a taxa de lotação na áreas de pastejo foi expandida. Bruno comenta que a pecuária tradicional deve ser repensada e tentar buscar o máximo de aproveitamento da atividade com a utilização de eficientes sistemas de produção. “A gente não pode olhar só para  o boi. A capacidade de produção dele está atrelada a capacidade de utilização da forragem. É preciso aumentar a taxa de lotação para poder colher bem  esses pastos.”

Confira mais detalhes na entrevista completa realizada nesta quinta-feira, 28, no programa Giro do Boi.